UBI entre as melhores 800 universidades de 108 países

Ubi

A UBI consegue a melhor performance na qualidade da investigação, estando colocada na posição 667 em termos mundiais.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é a quinta melhor instituição portuguesa entre as 15 incluídas no ranking mundial de universidades do Times Higher Education (THE) segundo uma nota informativa da academia. A edição deste ano do World University Ranking (WUR) coloca a UBI nos lugares seguintes aos ocupados pelas academias das cidades de Coimbra, Lisboa e Porto. Em termos mundiais, a lista inclui 1.904 escolas de Ensino Superior de todo o mundo, a UBI está situada no patamar 601-800.

O WUR-THE, divulgado esta semana, referente a 2024, considera 18 indicadores de desempenho, das cinco grandes missões das universidades: Ensino, Ambiente de Investigação, Qualidade da Investigação, Internacional e ligação à Indústria.

A UBI consegue a melhor performance na qualidade da investigação, estando colocada na posição 667 em termos mundiais. Este assinalável registo também se verifica quando analisado o plano nacional: a UBI é a terceira melhor, logo após as universidades do Porto e Lisboa.

Outros elementos relevantes da avaliação feita pelos peritos internacionais dos THE apontam para a quarta melhor posição em Portugal no rácio Homens e Mulheres no indicador Estudantes Internacionais.

O WUR-THE aponta habitualmente a UBI como uma das instituições relevantes a nível internacional.

Este ano, a tabela baseia-se na nova metodologia WUR 3.0, que inclui 18 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados que medem o desempenho das instituições.

Para 2024 foram analisados mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações de investigação e respostas a inquéritos de 68.402 académicos em todo o mundo. Foram coletados 411.789 pontos de dados de mais de 2.673 instituições que enviaram elementos para o THE.


Conteúdo Recomendado