UBI assina novo protocolo com a Ordem dos Engenheiros

“Um país que não aposta na engenharia é um país sem futuro” salientou o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Ramos.

A Universidade da Beira Interior é a primeira universidade da região centro a assinar o protocolo com a Ordem dos Engenheiros que prevê uma maior cooperação na investigação, no reconhecimento internacional e na promoção do ensino da engenharia. “Um país que não aposta na engenharia é um país sem futuro” salientou o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Ramos, e acrescenta que “Em 2014/15 entraram cerca de 200 estudantes de engenharia civil na primeira fase de candidatura e o país precisa do dobro.”
O Reitor António Fidalgo assumiu publicamente o desafio e divulgou que “próximo ano letivo vão ser atribuídas cerca de 50 bolsas a alunos que ingressem em cursos de engenharia na UBI” patrocinadas pelo programa +Superior, por autarquias protocoladas com a UBI e outros organismos. Com os vários cursos de engenharia acreditados pela Ordem dos Engenheiros, António Fidalgo não esconde o orgulho na qualidade de ensino da engenharia na UBI alcançado através de um corpo docente altamente qualificado, instalações laboratoriais de última geração e captação de investimento de vários milhões de euros em projetos de investigação.
Um dos objetivos mais relevantes no presente protocolo é o “reconhecimento internacional do engenheiro formado na UBI”. Segundo o Bastonário “A engenharia não tem fronteiras. A engenharia é o ponto de partida para a internacionalização”. Estas declarações surgiram após o Reitor ter exposto o esforço desenvolvido pela reitoria no reconhecimento de graus académicos entre países, nomeadamente e por exemplo, “atualmente um engenheiro civil da UBI já pode pedir reconhecimento em algumas universidades brasileiras que reconhecem o grau de mestre concedido pela UBI”.
O presente protocolo prevê ainda a atribuição pela OE de um prémio anual ao melhor aluno que conclua um curso de engenharia da UBI e de um apoio monetário aos núcleos de estudantes de engenharia consoante critérios definidos no protocolo.


Conteúdo Recomendado