Treze concelhos do continente em risco “Máximo” de incêndio

Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso são os concelhos do distrito da Guarda em alerta Máximo.

Treze concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria e Guarda apresentam hoje risco “Máximo” de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto colocou em risco “Máximo” de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros, Sertã (Castelo Branco), Castanheira de Pera (Leiria), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda)
Em risco “Muito Elevado” e “Elevado” de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo”.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o risco de incêndio em níveis muito elevados para os próximos dias, devido às previsões de tempo quente e seco, com temperaturas a rondar os 40 graus.
O alerta da ANPC surge após o contacto com o IPMA, que prevê, a partir de hoje, temperaturas acima dos 30 graus nas regiões do norte e, entre os 35 e 40 graus, para o centro e sul do país, além da temperatura mínima acima dos 20 graus.
Em comunicado, a Proteção Civil alerta para “índices de risco de incêndio em níveis muito elevado e extremo” nas regiões do interior centro e Algarve, agravando a partir de hoje em especial nas regiões do litoral norte e centro.
Quanto ao estado do tempo para hoje, o instituto prevê para o continente céu geralmente limpo, vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, em especial a norte do Cabo Raso.
Está também prevista subida de temperatura, em especial da máxima e no litoral centro.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas até ao início da manhã e pequena subida da temperatura máxima.
Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva para o fim do dia, neblinas e vento fraco a bonançoso.
No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 19 e 36 graus Celsius, no Porto entre 17 e 30, em Vila Real entre 14 e 29, em Viseu entre 15 e 30, em Bragança entre 10 e 30, na Guarda entre 12 e 28, em Castelo Branco entre 18 e 34, em Coimbra entre 12 e 34, em Santarém entre 13 e 38, em Évora e Beja entre 17 e 37, em Faro entre 22 e 30, no Funchal entre 20 e 27, em Ponta Delgada entre 20 e 24, na Horta entre 22 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 26.


Conteúdo Recomendado