Torre recebe novo espaço de homenagem aos Pastores da Serra da Estrela

No espaço, serão colocadas à venda almofadas totalmente feitas de lã de ovelhas Bordaleiras, Queijo Serra da Estrela DOP e o pastel de bacalhau com Queijo Serra da Estrela DOP, produtos de difícil escoamento.

No próximo domingo, dia 26 de junho, será inaugurado o novo espaço dedicado aos produtos provenientes das ovelhas de raça Bordaleira, no ponto mais alto da Serra da Estrela, a Torre.


A abertura do espaço, iniciativa do grupo senense “O Valor do Tempo” com o apoio da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), da Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela (Estrelacoop) e da Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE), contará com a presença de cerca de 160 pastores.


“Este projeto constitui uma forma de apoiar o trabalho dos pastores da Serra da Estrela e assegurar a continuidade da profissão e da raça da ovelha Bordaleira, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e para a sustentabilidade social do território”, menciona o Turismo Centro de Portugal em comunicado enviado.


No espaço, serão colocadas à venda almofadas totalmente feitas de lã de ovelhas Bordaleiras, tendo sido adquirida toda a lã de 2021 para a sua execução, Queijo Serra da Estrela DOP e o pastel de bacalhau com Queijo Serra da Estrela DOP, produtos de difícil escoamento.


O exterior é inspirado nos bardos, as cercas que normalmente acolhem as ovelhas no campo. O interior é compartimentando em três, evidenciando dois dos ciclos protagonizados pelas ovelhas de raça autóctone da Serra da Estrela: o da lã, com almofadas 100% lã de ovelha Bordaleira, e o do queijo, com a comercialização de queijo Serra da Estrela DOP e do pastel de bacalhau.


Conteúdo Recomendado