Três projetos de protótipos da UBI foram premiados no âmbito do PROTOTRANSFER – II Concurso de Protótipos Orientados ao Mercado, enquadrado no INESPO III. A seleção ficou a cargo de uma Comissão Transfronteiriça estabelecida para o efeito, que avaliou um total de 83 candidaturas apresentadas.
No total, foram 21 os projetos/ideias selecionados, dos quais nove deles são portugueses, três originários na UBI, conforme previsto pelas bases do regulamento do concurso. A comitiva da Universidade integrou a comissão de seleção, no passado dia 28 de fevereiro, em Valladolid (Espanha).
Estes projetos vão beneficiar de um apoio financeiro no valor de 4 mil euros para a materialização dos protótipos, assim como o acesso a programas formativos gratuitos de impulso ao empreendedorismo que se irão desenvolver nos próximos meses, além da cedência de instalações físicas na universidade para o seu desenvolvimento e apoio na sua divulgação.
A Comissão Transfronteiriça, reunida no CECALE – Confederación de Organizaciones Empresariales de Castilla y Léon, considerou assim como excelente a qualidade dos projetos apresentados, assim como a multidisciplinariedade dos seus promotores e a implicação empresarial que apresentaram, tanto em Portugal como em Espanha.
No caso da Universidade da Beira Interior, foram consideradas 13 candidaturas, provenientes das áreas de Engenharia, Ciências da Saúde e Desporto, sendo selecionados os projetos GEOGREEN Testbed (1.º lugar) – Sistema modular que permite a criação de superfícies verdes em fachadas de edifícios; DegraPav (2.º lugar) – Auscultação de Degradações Superficiais de Pavimentos Rodoviários e Aeroportuários; e um sistema para a criação de obstáculos para tapetes rolantes (3.º lugar).
O objetivo deste concurso era impulsionar atividades de transferência de conhecimento, mediante a materialização e o desenvolvimento de protótipos de forma a obter um produto ou um processo com potencial de ser comercializado no mercado. O período de execução dos projetos vencedores será iniciado em março e finalizado a 30 de novembro de 2018.
Esta atividade é apoiada financeiramente pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V, POCTEP 2014-2020, apresentando-se como uma das ações principais promovidas pela rede INESPO III, constituída por um consórcio de nove entidades, liderado pela UBI e onde integram a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, e também os parceiros espanhóis da Fundación General da Universidad de Salamanca, a Fundación General da Universidad de Valladolid, a Fundación General de La Universidad de Léon y de la Empresa, a Universidad Pontífica de Salamanca e o CECALE.