Prémio RibaCôa galardoa dois projetos

No passado dia 2 de fevereiro, reuniu-se em Almeida, o Júri do Prémio Ribacôa, para eleger o vencedor da 6ª edição, que este ano esteve subordinada ao tema “Os fatores endógenos como forma de promover o desenvolvimento regional”.

Na 6ª edição do Prémio Ribacôa foram apresentadas doze candidaturas, duas das quais saíram vencedoras. A “MADE BY” e “Uma loja Comercial” foram as que reuniam todas as condições para serem premiadas, razão pela qual o Júri e a Administração da Fundação Vox Populi, decidiram não repartir a verba do prémio e atribuir o valor integral do prémio a cada uma das candidaturas (8 mil euros a cada projeto).

O projeto “Uma loja comercial” foi apresentado por Pedro Mota, e pretende recriar costumes perdidos, como é o caso da venda a granel. Já a “Made By”, apresentada por Carlos Martins Pinto e Samuel Pinto, tem como objetivo a valorização do capital humano como forma de desenvolvimento, ou seja, a valorização das mãos e o trabalho dos artesões, bem como a transmissão de saberes.

Segundo Luís Queirós, Presidente da Fundação Vox Populi, “estas candidaturas mostram bem o potencial de jovens que só esperam por uma oportunidade que, sem burocracias, lhes lance desafios para descobrir e abraçar os novos caminhos do futuro”.

O Prémio Ribacôa foi instituído pela Fundação Vox Populi em 2010 e vai já na sua sexta edição. Destina-se a premiar projetos que visem contrariar a desertificação das zonas do interior de Portugal, especialmente no concelho de Almeida. O valor do Prémio é de 8,000 Euros.

 

 


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