Documentário de Pedro Renca exibido hoje no TMG

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-8n_bvwOBKMk/UhO5IYG4yOI/AAAAAAAAAk4/t74S6-IXTkI/s1600/Brain_11.jpg

Hoje, dia 10 de fevereiro, o Cineclube da Guarda apresenta no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) o documentário “Esta é a Minha Casa” de Pedro Renca. A sessão está marcada para as 21h30.

“Esta é a Minha Casa” é um documentário realizado por Pedro Renca (enfermeiro especialista em saúde mental e psiquitria) que visa suscitar uma reflexão sobre alguns aspetos sociais e culturais que envolvem as histórias vividas, emoções e dificuldades de doentes com  problemas de saúde mental a residir no próprio domicílio, em localidades rurais do Distrito da Guarda.

No mais interior de Portugal, encontram-se lugares que a sociedade quer esconder do resto do mundo. Nesses lugares, encontramos diferentes sensibilidades, emoções únicas, olhares fortes transportados por rostos de pessoas que, por alguma razão, não escolheram o que são. Fernando, Joaquina, António e Adelino são exemplo daquelas pessoas que transportam em si um enorme vazio, forçado e incutido por uma sociedade que escolhe só os melhores. O estigma persegue-os diariamente como se fossem criminosos em fuga constante. Esta é a minha casa é um documentário que visa suscitar uma reflexão sobre alguns aspetos sociais e culturais que envolvem as histórias vividas, emoções e dificuldades de doentes do foro mental a residir no próprio domicílio, em localidades rurais da Beira Interior, do distrito da Guarda e que estão integrados no Serviço Comunitário do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde da Guarda EPE. Deste modo, são visitados pela equipa de enfermagem do mesmo departamento, refletindo assim, o trabalho e as dificuldades que estes profissionais enfrentam quando pretendem exercer a sua atividade junto do doente, família e sua comunidade.
Com eles, pretende-se apresentar um retrato dos que, à sua semelhança, vão vivendo em alguns dos meios mais periféricos da margem interior, periférica, do Portugal contemporâneo.

No final haverá um debate que contará com a presença, do realizador Pedro Renca (Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e Mestre em Toxicodependência e Patologias Psicossociais), de Joaquim Martins (Jornalista), de António Manuel Gomes (Médico Psiquiatra) e de Susana Garcia (Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria).


Conteúdo Recomendado