Município de Pinhel lança campanha de combate ao desperdício alimentar

Neste momento já aderiram ao projeto cinco estabelecimentos comerciais (Supermercado Amanhecer, Casa Agrícola – Jardins do Côa, Supermercado Minipreço, Supermercado O Popular e a Padaria PaniUnião.

A Câmara Municipal de Pinhel informou hoje, dia 2 de dezembro, que vai lançar a campanha “Menos Desperdício, Mais Solidariedade” para evitar o desperdício alimentar nos estabelecimentos comerciais do concelho.


Segundo comunicado enviado pela autarquia, a campanha “Menos Desperdício, Mais Solidariedade” tem como objetivo “ajudar as famílias em situação de fragilidade social e, simultaneamente, combater o desperdício alimentar”.


Este projeto assenta numa parceria desenvolvida com os estabelecimentos comerciais sediados na cidade de Pinhel que vão contribuir com a doação de bens de primeira necessidade que estejam em “fim de validade”, evitando que os mesmos sejam retirados do circuito comercial.


“Pão, laticínios, frutas e legumes, entre outros, serão recolhidos e entregues, em tempo útil (ainda com validade e em condições de consumo), a famílias acompanhadas pelo Gabinete de Ação Social do Município de Pinhel, sobretudo, famílias com crianças e idosos”, adianta o Município de Pinhel.


A autarquia tomou vai implantar esta medida, “numa altura em que o aumento do custo de vida exige destas famílias um esforço que muitas vezes já não conseguem suportar”, procurando promover a procura de ajudas extraordinárias.


Desta forma, envolve neste processo as superfícies comerciais e também o projeto CLDS-4G Pinhel, que irá colaborar no processo de recolha e distribuição dos bens alimentares.


A autarquia conclui informando que, neste momento já aderiram ao projeto cinco estabelecimentos comerciais (Supermercado Amanhecer (Pinhel), Casa Agrícola – Jardins do Côa (Malta), Supermercado Minipreço (Pinhel), Supermercado O Popular (Pinhel) e a Padaria PaniUnião (Pinhel).


Conteúdo Recomendado