Mostra Gastronómica da Castanha realiza-se na Arrifana (Guarda)

O certame terá início hoje, dia 3 de dezembro, pelas 20h00, com a atuação do Grupo Vila Garcia A’Baldar.

A 4ª Mostra Gastronómica da Castanha começa hoje, dia 3 de dezembro, no Pavilhão de Festas da Arrifana, tendo como objetivo principal “a divulgação e valorização da castanha”.


Promovido pela União Social Desportiva e Recreativa de Arrifana (USDRA), em articulação com a Junta de Freguesia de Arrifana e o Município da Guarda, este evento realiza-se na freguesia da Arrifana, no concelho da Guarda.


O certame terá início hoje, dia 3 de dezembro, pelas 20h00, com a atuação do Grupo Vila Garcia A’Baldar, seguindo-se a novidade deste ano, o 1º Festival do Caldo de Castanha, “onde se pretende apurar o Caldo de Castanha representativo da Freguesia”. Para encerrar a noite, sobe a palco o Grupo de Cantares de Arrifana, pelas 22h00.


A iniciativa prossegue no domingo com a apresentação do livro de Jorge Lajes, “Quem me dera cá o tempo”, às 15h00, seguido da palestra sobre os “Pontos fortes e fracos, as principais doenças do castanheiro” por Joaquim Almeida da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).


Pelas 16h30, o Grupo de Cantares Sete Vozes de Vila Fernando atua no recinto do evento, uma hora depois terá lugar a Mostra Gastronómica da Castanha e às 19h00 irá decorrer o tradicional magusto.
Durante a tarde de domingo haverá ainda espaço para a realização de um mercadinho onde os visitantes podem adquirir castanhas e outros “mimos” da terra.


O Concurso Gastronómico decorrerá também no dia 4 de dezembro, desafiando profissionais da restauração e particulares a competirem pelos melhores pratos, onde a castanha é “rainha”.


“Com este concurso pretende-se promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar a castanha, como produto de excelência”, conclui a organização.


Conteúdo Recomendado