Município de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou sala para estimulação sensorial no Agrupamento de Escolas

Esta sala permite, também, promover o relaxamento, lazer e diversão, bem como explorar, descobrir e controlar o ambiente, incentivando ainda o movimento e a motivação para a aprendizagem.

No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou uma sala sensorial, num espaço com equipamento de Snoezelen, no Agrupamento de Escolas deste concelho.


Trata-se de uma área multissensorial equipada com materiais específicos, tendo como objetivo “a estimulação sensorial e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão através do relaxamento”.


“Este espaço terapêutico e inovador poderá ser usado por alunos de todas as idades, contendo luzes, sons, cores e objetivos que estimulam os sentidos primários dos estudantes que necessitem, dando a sensação de alegria, prazer e bem-estar, tendo em conta as necessidades e o ritmo de cada um”, explica a autarquia em comunicado.


Esta sala permite, também, “promover o relaxamento, lazer e diversão, bem como explorar, descobrir e controlar o ambiente, incentivando ainda o movimento e a motivação para a aprendizagem”.


Para o Presidente da Câmara Municipal, “a criação deste espaço permite enriquecer a qualidade do ensino no concelho e responder, eficazmente, à multiplicidade de situações e fatores associados quer à prevenção, quer à redução das dificuldades de aprendizagem dos alunos sinalizados pelo Agrupamento de Escolas”.


Carlos Condesso afirma, ainda, que “com este investimento, que ronda os 17 mil euros, financiado a 85%, vamos criar uma comunidade escolar mais inclusiva, mais tolerante, permitindo que todos os alunos tenham melhores condições de aprendizagem”.


Conteúdo Recomendado