Município de Celorico da Beira promove 42ª edição da Feira do Queijo

Vai decorrer de 28 de fevereiro a 28 de março a 42ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, num formato inteiramente digital.

Vai decorrer de 28 de fevereiro a 28 de março a 42ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, num formato inteiramente digital. No atual contexto pandémico, “o município de Celorico da Beira vai levar a Feira do Queijo a casa, com tudo o que ela comporta: cultura, tradição, património, sabores e saberes da Serra da Estrela” refere uma nota da autarquia.


O evento arranca no dia 28 de fevereiro (domingo), com o programa “Somos Portugal” da TVI”, que terá lugar em Queluz, e, simultaneamente, com a abertura da plataforma digital “celoricocomgosto.pt”, para venda de queijo online, não só durante o período da Feira, mas todo o ano.


Esta edição especial da Feira do Queijo, vai decorrer durante 30 dias com vendas online. A programação deste ano assenta em quatro eixos distintos e complementares: “Somos Produtores”, “Aprender com Valor”, “Bom Proveito!” e “Natura e Cultura”.


Acedendo a www.cm-celoricodabeira.pt, pode acompanhar diariamente as novidades da Feira online.


As atividades vão decorrer todas online, nomeadamente, testemunhos de especialista na certificação (Beira Tradição), no controle da raça ovina Serra da Estrela e do leite (Ancose – Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela) e na sua produção e comercialização (Estrelacoop – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela).


O Chef Valdir Lubave, e o Chef António Santos vão fazer showcookings, provas e demonstrações, tudo online, como por exemplo, “a forma correta de cortar o queijo, por forma a preservar-se a maximização do sabor, textura e propriedades numa degustação”.


A Feira do Queijo é também uma Festa da Gastronomia, pelo que, à semelhança dos anos anteriores, os restaurantes locais associaram-se ao evento refere a autarquia. No eixo “Bom Proveito” é possível assistir à demonstração da receita elaborada pelos restaurantes aderentes.

Por último, destaca-se a criação da loja online “celoricocomgosto.pt”, no âmbito da 42.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, que “constitui uma rampa de lançamento para a promoção/divulgação, valorização e comercialização do queijo e, no futuro próximo, de outros produtos endógenos celoricenses, ajudando os produtores a escoar os produtos e impulsionando a economia e o desenvolvimento da região”.


Conteúdo Recomendado