Mónica Sintra e Rosinha na ExpoSerra 2020 em Gouveia

Entre os dias 20 e 25 de fevereiro, o Município de Gouveia promove a ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela, a Feira do Queijo e o Carnaval da Serra.

Mónica Sintra, Rosinha, Saúl Ricardo, Cláudia Caramelo e Santa Manel serão os nomes que irão animar o palco da ExpoSerra 2020.

Para além da animação musical também a folia carnavalesca, os produtos endógenos, gastronomia e, sobretudo, o queijo da Serra, integram o programa dedicado a toda a família.

Os festejos carnavalescos terão início na manhã do dia 20 de fevereiro (quinta-feira) com o Desfile Pedagógico, organizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional de Gouveia, que irá iniciar o seu percurso no Jardim Lopes da Costa até à Praça Alípio de Melo, este ano subordinado ao tema “O Circo. Um Mundo Mágico”.

A ExpoSerra – Feira das Atividades Económicas da Serra da Estrela, irá decorrer entre os dias 21 (sexta-feira) e 25 de fevereiro (terça-feira), no Pavilhão da Ex Belino & Bellino, em Gouveia. Nesta edição da ExpoSerra irá disponibilizar cerca de 70 stands promocionais para empresas e outras entidades de ramos de atividade relacionados com a promoção de produtos endógenos, artesanato e turismo de natureza.

Aquele que é considerado o maior certame de negócios e produtos regionais da Serra da Estrela volta a ter como principais objetivos a comercialização e promoção de produtos endógenos e do artesanato, enquanto marcas identitárias regionais e a promoção do território do concelho de Gouveia e da região da Serra da Estrela.

O Município de Gouveia espera, “mais uma feira com muitos visitantes, desde a população local a turistas, num evento que enaltece e valoriza as tradições, o património e a cultura do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela.”

A primeira noite da ExpoSerra irá contar com a animação musical de Rosinha, que promete surpreender todos com a sua interpretação, ritmos, estilo brincalhão e forma característica de brincar com as palavras, com boa disposição, alegria e títulos bem sugestivos como “Eu mexo nos telhões do meu amor”, “Eu descasco-lhe a banana” ou “Gosto quando ele vem à tona “.

Na noite de sábado (dia 22 de fevereiro) será a vez de subir ao palco Saúl
Ricardo, conhecido na sua infância como “pequeno Saúl”, um fenómeno de
popularidade desde os seus 6 anos de idade, quando começou a aparecer ainda muito novo na televisão a fazer imitações de Quim Barreiros, no programa “Big Show Sic.”

No domingo gordo (dia 23 de fevereiro) irá decorrer, durante de manhã, a tradicional Feira do Queijo, no Mercado Municipal Temporário, localizado no interior do Pavilhão da Ex Bellino & Bellino, que irá contar com dezenas de produtores e as tradicionais provas desta iguaria serrana.

No período da tarde, como habitual, o Desfile de Carnaval, com início no
Calçadão e fim no Pavilhão da Ex Bellino & Bellino, sai à rua com dezenas de carros alegóricos enfeitados pelas coletividades do concelho, trazendo a animação, a sátira social e folia carnavalesca. Nesta edição, Mónica Sintra irá apadrinhar o corso carnavalesco, sendo assim a Rainha do Carnaval da Serra 2020.

Depois do cortejo de Carnaval irá subir ao palco da ExpoSerra a artista Cláudia Caramelo, a cantora que desde tenra idade demonstrou grande aptidão para os palcos, tendo em 1998 participado nos programas televisivos de talentos “Cantigas da Rua” e “Chuva de Estrelas”. Considerada um furacão de palco, editou um novo álbum no ano passado, o primeiro
trabalho como coautora/compositora, no qual enaltece as suas influências
africanas com temas quentes, dançantes, e envolventes, em que são notórias as harmonias do Semba, Kuduro, Kizomba, Coladeira ou do Funáná.

Ainda nessa noite, o palco da ExpoSerra recebe Mónica Sintra para um concerto. Aquela que é considerada por muitos como um dos grandes ícones da música ligeira portuguesa, conta com um percurso notável e um repertório conhecido do grande público. Exemplo disso é o tema “Afinal havia outra” (1998), com o qual recebeu o seu primeiro disco de platina, galardão que repete no ano seguinte com o disco “Na minha cama com ela”.

Na segunda-feira, dia 24 de fevereiro, terá lugar o Baile de Carnaval com os Santa Manel, banda residente do conceito revivalista “Revenge of the 90’s”, que tem feito sucesso por todo o país. Os Santa Manel, juntam-se, existem e
acontecem de forma natural e totalmente imprevista, num espetáculo algures entre o DJ, o teatro musical, a boys band e a banda de rock n’roll. É garantido um concerto de boa disposição festa, dança, muita cantoria e revivalismo.

No último dia do certame, terça-feira, 25 de fevereiro, a tarde será dedicada aos mais pequenos com o teatro infantil “A Menina do Mar”.

As festividades deste período encerram com a tradicional Queima e Enterro do Entrudo, atividade que celebra o fim das festividades de Carnaval, encenando os festejos fúnebres do entrudo com um cortejo, a leitura do testamento e a queima do entrudo e, como não podia faltar, o choro bastante audível das carpideiras.


Conteúdo Recomendado