Jornadas da Lã também são uma Festa da Natureza

No âmbito do Ciclo de Festivais de Cultura Popular realizam-se nos dias 9 e 10 de junho, as Jornadas da Lã – Festa da Natureza em Corujeira/Trinta, no concelho da Guarda.

Trata-se de um evento que permite vivenciar esta Festa da Natureza nas aldeias de Trinta, Meios e Corujeira, contactar com os pastores, presenciar a tosquia e os procedimentos intrínsecos ao tratamento da lã, participar em ateliês, visitas, percursos, oficinas, refeições com produtos regionais e muita animação. A participação nas Jornadas da Lã proporciona um melhor conhecimento das tradições, dos costumes e do sentir das genuínas gentes da região, refere uma nota da autarquia.

Como iniciativa integrante do Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município, as Jornadas da Lã são também uma Festa de Natureza que resulta da parceria entre o Município da Guarda, a União de Freguesias de Corujeira e Trinta, as coletividades locais e a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha, e inclui o Plano de Animação da Estratégia de Eficiência Coletiva iNature. O qual tem como objetivo consolidar o posicionamento da região Centro no Turismo de Natureza, e em particular do Parque Natural da Serra da Estrela, potenciando as “Aldeias de Montanha”, enquanto marca agregadora do potencial turístico da Serra da Estrela, de uma forma sustentável, integrada, inovadora e criativa.

Programa
Dia 9 de junho
Jornadas das tosquias| Corujeira – Quinta da Folha
8h00 /12h30 – Tosquia | Piqueta dos tosquiadores | Ensacamento da lã
10h30 – Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula
11h30 – Grupo Manta de Ourelos
12h30 – Almoço no campo
Corujeira – Centro
14h30 – Grupo Manta de Ourelos
15h00 – Visita ao Museu da Coruja
15h30/18h30 – Ateliês de tecelagem |Ciclo da lã| Tapete Comunitário
17h30 – Grupo de Cantares A Mensagem
18h30 – Espetáculo A Ovelha, o Pastor e Outras Coisas e Tal!
20h00 – Jantar dos pastores das freguesias da encosta da serra
22h00 – Baile tradicional com o Grupo Batuufole

Dia 10 de junho
8h30 – Percurso interpretativo do património geológico e industrial têxtil do Alto Vale do Mondego
14h00 – Visita ao Museu de Tecelagem dos Meios
15h00 – Oficina de Cianotipia
16h00 – Oficina Natureza – “Exploradores das sombras”
17h00 – Histórias contadas na primeira pessoa por pastores, moderado por Paulo Lima, antropólogo e diretor do projeto PAGUS (Alcáçovas)
18h00 – Conjunto Rosinha
21h00 – Projeção de curtas-metragens (Geopark Estrela, Jornadas da lã)
Atividades complementares
Demonstrações | Feira Gastronómica | Taberna da Coruja | Lounge da lã | Museu de Tecelagem dos Meios – tecelagem tradicional em teares centenários e mostra de produtos locais.

 


Conteúdo Recomendado