IPG com 676 vagas na primeira fase, UBI tem 1.240

Já são conhecidas as vagas disponíveis nas instituições de ensino superior para o próximo ano letivo.

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem 1.240 lugares na primeira fase de acesso, que começa esta segunda-feira, e o Instituto Politécnico da Guarda 676.

Na UBI, as vagas diminuem em Engenharia Eletromecânica (- 10), Optometria (- 10), Engenharia Civil (- 5), Bioenergia (- 10), Estudos portugueses e Espanhóis (- 10) e Informática Web (- 5). Pelo contrário, aumentam em Engenharia Informática (+ 5) e Psicologia (+ 5). Este ano estreia-se a licenciatura de Química Industrial com 30 lugares. No ano passado, a UBI teve 1.250 lugares nesta fase.

O curso com a média mais alta é novamente Medicina com 17,2 valores, seguido de Ciências Farmacêuticas (15,4) e de Engenharia Aeronáutica (14,9). Já Ciências do Desporto tem a nota mais baixa, 9,5 valores

No IPG, o número de vagas é similar ao do ano anterior (676), registando-se apenas um aumento de duas na licenciatura de Restauração e Catering, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, que fica com 28. Quem perdeu esses lugares foi Gestão Hoteleira. O curso de Design de Equipamento, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, tem a média mais alta, 13,8 valores. A mais baixa é 9,7 para entrar em Marketing, da mesma escola superior.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arranca na segunda-feira com 50.555 vagas, um número mais baixo do que em 2014, mas que representa uma quebra ligeira.

De acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), há este ano menos 265 vagas no ensino superior público na primeira fase do concurso nacional de acesso, face às 50.820 de 2014, uma redução em termos percentuais inferior a 1 por cento.

Este ano as instituições têm 1.048 cursos disponíveis: 943 licenciaturas de 1.º ciclo, 98 mestrados integrados e sete cursos preparatórios de mestrado integrado.

As candidaturas à primeira fase do concurso nacional de acesso podem ser submetidas a partir de segunda-feira, 20 de julho, através do portal da DGES, onde os estudantes podem também encontrar informação sobre os cursos e as condições de acesso.

Os resultados deste concurso são divulgados no dia 07 de setembro, no portal da DGES (http://www.dges.mctes.pt). Para os candidatos ao ensino superior que não consigam um lugar nesta fase, há ainda uma segunda e terceira fases de candidatura posteriores.


Conteúdo Recomendado