Instituto de Gouveia organiza a oitava edição do MatGouveia

O MatGouveia 2018 – Matemática e Inovação Tecnológica é a oitava edição de uma exposição interativa, com entrada gratuita, dirigida a escolas (alunos de todos os níveis de ensino) e ao público em geral.

A iniciativa decorrerá entre os dias 28 e 31 de janeiro, das 9h00 às 17h00, nas instalações do Teatro-Cine de Gouveia.

Organizada pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional, com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia, da Associação de Professores de Matemática, da Sociedade Portuguesa de Matemática, da Sociedade Portuguesa de Estatística, da Casio Portugal, de empresas da região e instituições de ensino superior, o evento será dedicado a diversas áreas da matemática e inovação tecnológica e contará com a presença de um leque diversificado de dinamizadores, que darão voz às sessões temáticas do programa.

Segundo a organização, “no espaço de exposição poderá visitar algumas exposições interativas: Jogos do Mundo (APM), Sempre houve problemas (APM), A geometria na Natureza (IGEP) e Explorística – A aventura da estatística (SPE). Haverá ainda ateliers e stands de exposição dinamizados pela Atecsi, Desinel, SuperKomputer, OMB, L10 Extreme, Instituto de Gouveia, Instituto Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Viseu.” Estas empresas e instituições de ensino irão apresentar alguns projetos próprios de inovação tecnológica nos dias 29 e 30 de janeiro, pelas 10h00. Cada visitante poderá participar de forma livre nas atividades preparadas pela organização e interagir com as exposições e projetos de inovação tecnológica presentes no evento.

No âmbito da divulgação matemática, no dia 29 de janeiro, pelas 11h00, os visitantes terão oportunidade de assistir à sessão temática “Poderá a beleza ser definida matematicamente?” dinamizada pelas Professoras Carla Henriques e Madalena Malva, docentes no Instituto Politécnico de Viseu. Durante a tarde do dia 29 de janeiro, pelas 15h00, e protagonizada pela youtuber Inês Guimarães será possível assistir à peça de teatro “A raiz do problema”.

No dia 30 de janeiro, pelas 11h00, será a vez do professor Jaime Carvalho e Silva, docente na Universidade de Coimbra, relacionar “A matemática e as mensagens secretas”. Durante a tarde, às 15h00, os atores Vicente Morais, Pedro Górgia, Alexandre Silva e Tiago Aldeia, trazem a palco a peça de teatro ID – A tua marca na net!, uma iniciativa da Fundação PT e do projeto Comunicar em Segurança.

A entrada é livre, porém pelo número limitado de lugares, para participar assistir às sessões temáticas ou às peças de teatro, agradecemos a inscrição para o e-mail matgouveia@igep.pt ou através do telefone 238 492038. Siga as novidades do evento através da página do facebook do Instituto de Gouveia.


Conteúdo Recomendado