CIM Região Beiras e Serra da Estrela apoia conversão da Universidade Politécnica da Guarda em Universidade

Ci8mrbse

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) deliberou, por unanimidade, na reunião realizada esta terça-feira, 13 de outubro, manifestar o seu apoio à conversão da Universidade Politécnica da Guarda em Universidade.

Universidade Politecnica Da Guarda

A decisão reconhece a importância estratégica deste processo para o desenvolvimento regional, o reforço do ensino superior e a valorização do Interior.

Para Carlos Condesso, presidente da CIMRBSE, esta conversão representa uma oportunidade para reforçar o ensino superior, a investigação e a inovação na região, contribuindo para a atração e fixação de talento e para a criação de novas oportunidades de desenvolvimento económico e social.

A posição da Comunidade Intermunicipal assenta no reconhecimento do papel da instituição na qualificação de recursos humanos, na produção e transferência de conhecimento, na investigação e inovação e na dinamização do território.

A evolução académica e científica da Universidade Politécnica da Guarda, nomeadamente através do alargamento da oferta formativa ao nível do doutoramento, da qualificação do corpo docente e do desenvolvimento de projetos de cooperação nacional e internacional, constitui, segundo a CIMRBSE, um fundamento para esta nova etapa institucional.

Na sequência da deliberação, a CIMRBSE vai formalizar o seu apoio e solicitar ao Governo que, no âmbito das suas competências e dos procedimentos legalmente previstos, aprecie favoravelmente a iniciativa apresentada pela instituição.

Com esta decisão, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela reafirma o seu compromisso com a valorização do ensino superior e com o desenvolvimento sustentável da região, reconhecendo o contributo estratégico da Universidade Politécnica da Guarda para o futuro do Interior.


Conteúdo Recomendado