I Jornadas do Interior decorrem hoje no Fundão

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e o Jornal do Fundão (JF) promovem hoje, dia 13 de maio, as I Jornadas do INTERIOR, n`A Moagem, no Fundão.

O Interior reunido numa cidade. O Fundão será hoje o epicentro de uma profunda reflexão sobre os territórios de baixa densidade, os seus constrangimentos e caminhos para reverter o atual cenário demográfico e económico.

As I Jornadas do Interior irão reunir, durante o dia, na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, na cidade do Fundão, um vasto leque de personalidades que irão fazer uma ampla abordagem à realidade dos territórios do Interior de Portugal, numa troca de experiências única que se vai estender de Trás-os-Montes ao Alentejo, passando, naturalmente, pela Beira Interior.

Este projeto, em preparação há vários meses, junta na organização o Jornal do Fundão e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. O JF, no ano da celebração do seu 70.º aniversário, reforça, assim, com esta iniciativa, um dos seus históricos compromissos: A defesa da Beira Interior, em particular, e dos territórios do Interior, numa visão, hoje, necessariamente, mais abrangente, até porque aquilo que nos une é bem maior do que aquilo que nos separa. Ou seja, a promoção de uma reflexão mais ampla sobre a realidade dos territórios de baixa densidade que procuram soluções transversais para problemas comuns.

As I Jornadas do Interior decorrerão entre as 9h15 e as 18 horas e terão três momentos fulcrais de reflexão. A primeira mesa redonda irá abordar o tema “Ameaças e oportunidades nos territórios de baixa densidade”; a segunda as “Políticas económicas para o Interior” e a terceira abordará a questão das “Infraestruturas e eixos de desenvolvimento para o Interior”.

Neste fórum irão estar presentes representantes das comunidades intermunicipais (CIM´s) que acolhem a maioria dos territórios de baixa densidade. Assim, estarão presentes as CIM´s das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Alto Alentejo e Terras de Trás-os-Montes, bem como os representantes de instituições de ensino superior que povoam estas geografias e que refletem sobre as realidades da interioridade: Universidade da Beira Interior, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Portalegre.

Também estarão presentes representantes das comissões de coordenação e desenvolvimento regional do Norte, Centro e Alentejo, bem como do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), Infraestruturas de Portugal, Associação Empresarial da Beira Baixa e Conselho Empresarial das Beiras e Serra da Estrela.

Na moderação dos debates estarão Helena Freitas, coordenadora da recém-criada Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Eduardo Anselmo de Castro, da Universidade de Aveiro e responsável pelo projeto de investigação “Demospin: Demografia economicamente sustentável – Reverter o declínio nas áreas periféricas”, e Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão e da CIM das Beiras e Serra da Estrela.

Pode aceder ao programa do evento aqui.


Conteúdo Recomendado