Gouveia tem primeira vinha da Península Ibérica certificada com resíduo zero

Vinha Gouveia

“A certificação Resíduo Zero baseia-se por um lado, na combinação do uso de produtos fitofármacos de origem química e biológica, mas inclui também a gestão da flora, fauna e águas pluviais”.

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, revelou que a vinha da Quinta do Paço, localizada em Nespereira, propriedade da Casa Américo Wines/Seacampo, Lda., obteve a certificação Resíduo Zero, atribuída pela ZERYA®, tornando-se a primeira vinha da Península Ibérica certificada por esta marca.

A autarquia explica numa nota que o objetivo é “a produção de alimentos seguros, rentabilizar a sua produção e conduzir a um sistema de produção sustentável, amigo do ambiente e capaz de responder às necessidades dos consumidores”.

A Câmara salienta que “uma vinha com certificação Resíduo Zero é, assim, mais sustentável, porque utiliza com mais eficiência todos os recursos, contribuindo para uma menor pegada ecológica e para a promoção da biodiversidade”.

“A certificação Resíduo Zero baseia-se por um lado, na combinação do uso de produtos fitofármacos de origem química e biológica, mas inclui também a gestão da flora, fauna e águas pluviais” como explica uma nota informativa da autarquia.

A Quinta do Paço iniciou este processo em 2019, com uma pequena parcela de 1 ha, “obtendo resultados bastante positivos que lhe permitiram, passados três anos, alargar o processo ao resto da propriedade. Reunindo, desta forma, todas as condições para a certificação de produção sem resíduos” acrescenta a mesma fonte.

A Quinta do Paço estende-se ao longo de 27 ha, possuindo cerca de 15 ha de vinha plantada com uma diversidade de castas autóctones, tintas e brancas, típicas da sub-região da Serra da Estrela, na Região do Dão, destacando-se pela sua beleza paisagística, pela história que encerra, pela qualidade dos vinhos e agora também pela sustentabilidade da sua vinha.


Conteúdo Recomendado