Projeto dá a conhecer Idanha-a-Velha através da realidade virtual

Um projeto da autoria do professor de Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Pedro Carvalho vai ser implementado em Idanha-a-Velha para dar a conhecer aquela aldeia histórica através de realidade virtual.

“iDanha. Novos links, novas leituras históricas criativas” é um projeto interdisciplinar que conta com uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), que abrangem diferentes áreas. Armando Redentor, Ricardo Costeira (Paisagens em Mudança), Sara Dias-Trindade (Humanidades Digitais), Ana Teresa Peixinho e Clara Almeida Santos (Comunicação, Jornalismo e Espaço Público) são os investigadores que integram o projeto da responsabilidade de Pedro Carvalho que vai ser implementado nesta aldeia histórica do distrito de Castelo Branco. “Pretende-se com os ‘outputs’ deste projeto, nomeadamente através do documentário a ser produzido, mostrar o alcance da investigação interdisciplinar aplicada e o seu valor estratégico em termos de desenvolvimento do projeto do CEIS20”, explicou a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Liderado pela Universidade de Coimbra (III-CEIS20), este projeto conta ainda com a participação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o município de Idanha-a-Nova e a Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha, como parceiros institucionais. “iDanha.

Novos links, novas leituras históricas criativas” vai ser desenvolvido em estreita articulação com as comunidades locais, os agentes económicos e culturais locais.


Conteúdo Recomendado