Fundão faz parte das primeiras seis cidades portuguesas distinguidas como Município ODS

Premio Fundao

Para além do Fundão, foram distinguidos os municípios de Almada, Braga, Matosinhos, Loulé e Mafra.

O município do Fundão é uma das primeiras seis cidades portuguesas classificadas como Município ODS (SDG Cities), distinção atribuída numa cerimónia realizada no Palácio Nacional de Mafra, no dia 6 de setembro, no âmbito da “Iniciativa Global Municípios ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.


Para além do Fundão, foram distinguidos os municípios de Almada, Braga, Matosinhos, Loulé e Mafra.
A distinção é feita através do UN-Habitat, uma agência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. É mandatada pela Assembleia Geral da ONU para promover cidades sustentáveis em termos sociais e ambientais, que ofereçam habitação adequada a todos.


A “Iniciativa Global Municípios ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” tem por objetivo acelerar, a nível local, a consecução dos ODS, tendo como intenção não deixar ninguém, nem nenhum lugar para trás.


Trata-se de uma iniciativa global que visa acelerar o progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O Fundão foi classificado como um dos municípios comprometidos com a implementação dos ODS e que procura fortalecer os seus esforços em prol do desenvolvimento sustentável, tendo sido reconhecidos desta forma os esforços contínuos e o compromisso em atingir as metas dos ODS.


Para o efeito, o município do Fundão compromete-se a desenvolver um planeamento inclusivo e baseado em evidências, reforçar a atuação das instituições locais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e priorizar investimentos em iniciativas que acelerem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e não deixem ninguém para trás.


Conteúdo Recomendado