Feira Raiana junta em Moraleja 140 expositores de Portugal e Espanha

http://beiranews.pt/wp-content/uploads/Feira-Raiana2-1-700x325.jpg

A Feira Raiana, cuja realização é alternada entre Portugal e Espanha, decorre este ano em Moraleja, província espanhola de Cáceres, entre os dias 01 e 05 de setembro, com a participação de 140 expositores dos dois países.

“Esta 20.ª edição da Feira Raiana demonstra também a nossa vontade cada vez maior em trabalhar em conjunto na cooperação não só das atividades económicas, mas também culturais e sociais”, disse hoje o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O autarca, que falava hoje em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, durante a apresentação do certame, explicou que este evento constitui uma “verdadeira forma” de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

“A nossa ambição é muito significativa neste âmbito [cooperação]. Além das atividades culturais e económicas, pretende-se que seja um espaço de reflexão sobre o desenvolvimento do mundo rural, a economia verde, a inovação e o empreendedorismo”, disse.

A 20.ª edição da Feira Raiana vai custar este ano cerca de 400 mil euros, a que se somam 30 mil para a realização da segunda edição do Fórum Mundial de Inovação Rural.

O alcaide de Moraleja, Julio Cesar Herrero, adiantou que nesta edição haverá um novo espaço de quatro mil metros quadrados para a feira, que terá um total de 20 mil metros quadrados de exposição.

“Vamos receber 140 expositores dos dois países divididos por cinco áreas: gastronómica, empresarial, artesanal, agrícola e ganadeira”, disse o responsável do município de Moraleja, entidade que tem a cargo a organização do evento.

O responsável destacou ainda a parte lúdica do programa, com diferentes espetáculos musicais com artistas dos dois países, além das atividades recreativas e desportivas que decorrem durante os quatro dias do certame.

Já o vice-presidente da Diputácion de Cáceres, Fernando Cano, destacou a realização do 2.º Fórum Mundial de Inovação Rural, cuja primeira edição decorreu no ano passado em Idanha-a-Nova.

“É uma grande oportunidade para desenvolver esta iniciativa e dar a conhecer experiências inovadoras que funcionam muito bem no âmbito do mundo rural e que ajudaram a fixar população”, disse.

Este ano, os municípios de Idanha-a-Nova e de Moraleja vão partilhar um espaço comum, ao contrário do que tem sucedido em edições anteriores.

“Nada é mais bonito do que duas administrações partilharem um mesmo espaço”, concluiu Julio Cesar Herrero.


Conteúdo Recomendado