Estendedouro de Lãs (Covilhã) é imóvel de interesse municipal

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, na reunião ordinária pública de sexta-feira, dia 18, uma proposta de classificação do Estendedouro de Lãs das Escadinhas do Castelo como imóvel de interesse municipal.

A autarquia pretende criar mecanismos de proteção dos principais símbolos do edificado industrial, como é o caso do Estendedouro, que pelas suas dimensões enquadramento e singularidade se tornou um dos símbolos da cidade.

Um dos principais aspetos que fundamentam a classificação deste estendedouro como imóvel de interesse municipal é o valor de memória e testemunho histórico, indiscutível nesta estrutura representativa da atividade económica histórica da Covilhã, a indústria dos lanifícios, mais concretamente de uma das etapas do ciclo produtivo da lã, a secagem após o apisoamento e lavagem.

Outros fundamentos para a classificação proposta pela Câmara Municipal são o valor arquitetónico e paisagístico. As dimensões do Estendedouro, a qualidade do lajeamento e a integração de um reservatório de água conferem singularidade a este equipamento.

O valor paisagístico decorre da integração no Centro-Histórico, zona do antigo castelo, num corredor que une a Praça do Município à Capela do Calvário.

O Estendedouro de Lãs das Escadinhas do Castelo é uma estrutura do séc. XVIII em cantaria de granito, de planta trapezoidal, em plano inclinado, com declive a Este e Sul permitindo usufruir da ação do sol para secagem do material que se estendia no local.


Conteúdo Recomendado