Duas escolas do distrito da Guarda ocupam pódio do Concurso Academia Ponto Verde

O Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e a EB Carolina Beatriz Ângelo, na Guarda, foram duas das escolas mais pontuadas do Concurso Academia Ponto Verde (APV), alcançando respetivamente o 1º (50.082,38 pontos) e 3º (36.814,13 pontos) lugar do pódio.

Do pódio desta edição faz ainda parte a Escola EB de Gandarela de Celorico de Basto, em Braga (2ºlugar – 44 574,43 pontos). As três Escolas que obtiveram melhor pontuação nos vários desafios receberam a visita do músico Murta que, além de canções do seu reportório, cantou uma música inédita que surge de um dos desafios do Concurso. O cantor atuou nas 3 escolas melhor classificadas nos dias 7, 8 e 9 de junho e entregou um prémio monetário que varia entre os 1.000€ e os 500€, duas mesas de picnic em plástico reciclado e dois conjuntos de ecopontos em plástico reciclado.

O desafio da Sociedade Ponto Verde que procura incentivar a adoção de boas práticas de reciclagem nas escolas de todo o país mobilizou neste ano letivo mais de 200 escolas e milhares de alunos de norte a sul.

Lançado no início deste ano letivo, o Concurso da Academia Ponto Verde englobou vários tipos de provas, desde passatempos interativos à implementação de um plano de ação para promover o aumento de separação de embalagens nas escolas, com o intuito de desenvolver uma maior consciência ambiental junto de professores e alunos.

“Estes resultados refletem uma vez mais o empenho das escolas e dos próprios alunos em atingir os objetivos dos desafios propostos pela Academia Ponto Verde, interesse que tem vindo a ser consolidado graças ao caminho que tem sido construído junto do público escolar. A SPV irá continuar a implementar este tipo de iniciativas e desafios no futuro, de forma a sensibilizar os mais novos para questões relacionadas com a reciclagem e a sustentabilidade, incentivando-as assim, a reciclar mais e melhor”, realça Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, promovendo a ECONOMIA CIRCULAR através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE). A sensibilização e a educação para as melhores práticas ambientais são um dos grandes objetivos da Sociedade Ponto Verde junto dos portugueses.


Conteúdo Recomendado