“Embora não existam dados trabalhados relativos ao grau de empregabilidade nos alunos dos cursos profissionais, a perceção dos seus responsáveis é a de que não é muito divergente da empregabilidade a nível nacional”, disse à agência Lusa fonte da organização das comemorações dos 10 anos de ensino profissional e dos 40 anos da Escola Secundária de Seia.
Segundo a fonte, os cursos que já abrangeram “cerca de 600 alunos” são “importantes para a região de Seia, porque se constituem como respostas quer aos agentes locais de desenvolvimento quer à integração na dinâmica regional desse desenvolvimento”.
No ano letivo 2014/2015 a escola ministra nove cursos profissionais, em várias áreas, frequentados por 183 alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano.
No 10.º ano são ministrados cursos profissionais de Técnico de Análise Laboratorial (18 alunos), de Técnico de Mecatrónica (19) e de Técnico de Receção (21).
No 11.º ano administra cursos de Manutenção Industrial Eletromecânica (17 alunos), de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (10) e de Técnico de Apoio Psicossocial (40).
Ao nível do 12.º ano, a escola tem cursos profissionais de Técnico de Análise Laboratorial (24 estudantes), de Técnico de Mecatrónica (22) e de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (12).
O estabelecimento de ensino, que atualmente está agregado ao Agrupamento de Escolas de Seia, é frequentado este ano letivo por 1.238 crianças e alunos, sendo 75 da educação pré-escolar, 219 do 1.º ciclo, 112 do 2.º ciclo, 162 do 3.º ciclo, 418 dos cursos científico-humanísticos, 183 dos cursos profissionais, 39 dos cursos vocacionais e 28 do Curso de Educação e Formação de Adultos.
A fonte justificou à Lusa a comemoração dos 10 anos de ensino profissional e dos 40 anos do ensino secundário em Seia por a Escola Secundária, como qualquer instituição, se alimentar “da sua memória e dos agentes que fazem parte dela”.
“A Escola sempre foi um referencial de formação local e regional, com um leque alargado de oferta formativa, integrando jovens do concelho de Seia e limítrofes. Para este percurso muito contribuíram os funcionários, professores e alunos”, disse.
Além disso, acrescentam os organizadores, “no seguimento que esteve na sua génese, manteve ao longo destes 40 anos uma vertente prática/vocacional/técnica (cursos técnico profissionais e tecnológicos), situação essa que foi reforçada há 10 anos com a criação dos cursos profissionais”.
“Um grupo de professores desta Escola com a aprovação da Direção do Agrupamento de Escolas de Seia entendeu assinalar esta data com a comemoração dos 10 anos da criação dos cursos profissionais e também homenagear todos quantos, nestes 40 anos, fizeram parte da sua história por forma a manter e reforçar a dinâmica que nos trouxe até aqui”, conclui.