Cursos profissionais da Escola Secundária de Seia abrangeram 600 alunos em 10 anos

A Escola Secundária de Seia, no distrito da Guarda, que comemora amanhã 10 anos de ensino profissional, já abrangeu cerca de 600 alunos nos vários cursos profissionais que leciona, foi hoje anunciado.

“Embora não existam dados trabalhados relativos ao grau de empregabilidade nos alunos dos cursos profissionais, a perceção dos seus responsáveis é a de que não é muito divergente da empregabilidade a nível nacional”, disse à agência Lusa fonte da organização das comemorações dos 10 anos de ensino profissional e dos 40 anos da Escola Secundária de Seia.

Segundo a fonte, os cursos que já abrangeram “cerca de 600 alunos” são “importantes para a região de Seia, porque se constituem como respostas quer aos agentes locais de desenvolvimento quer à integração na dinâmica regional desse desenvolvimento”.

No ano letivo 2014/2015 a escola ministra nove cursos profissionais, em várias áreas, frequentados por 183 alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano.

No 10.º ano são ministrados cursos profissionais de Técnico de Análise Laboratorial (18 alunos), de Técnico de Mecatrónica (19) e de Técnico de Receção (21).

No 11.º ano administra cursos de Manutenção Industrial Eletromecânica (17 alunos), de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (10) e de Técnico de Apoio Psicossocial (40).

Ao nível do 12.º ano, a escola tem cursos profissionais de Técnico de Análise Laboratorial (24 estudantes), de Técnico de Mecatrónica (22) e de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (12).

O estabelecimento de ensino, que atualmente está agregado ao Agrupamento de Escolas de Seia, é frequentado este ano letivo por 1.238 crianças e alunos, sendo 75 da educação pré-escolar, 219 do 1.º ciclo, 112 do 2.º ciclo, 162 do 3.º ciclo, 418 dos cursos científico-humanísticos, 183 dos cursos profissionais, 39 dos cursos vocacionais e 28 do Curso de Educação e Formação de Adultos.

A fonte justificou à Lusa a comemoração dos 10 anos de ensino profissional e dos 40 anos do ensino secundário em Seia por a Escola Secundária, como qualquer instituição, se alimentar “da sua memória e dos agentes que fazem parte dela”.

“A Escola sempre foi um referencial de formação local e regional, com um leque alargado de oferta formativa, integrando jovens do concelho de Seia e limítrofes. Para este percurso muito contribuíram os funcionários, professores e alunos”, disse.

Além disso, acrescentam os organizadores, “no seguimento que esteve na sua génese, manteve ao longo destes 40 anos uma vertente prática/vocacional/técnica (cursos técnico profissionais e tecnológicos), situação essa que foi reforçada há 10 anos com a criação dos cursos profissionais”.

“Um grupo de professores desta Escola com a aprovação da Direção do Agrupamento de Escolas de Seia entendeu assinalar esta data com a comemoração dos 10 anos da criação dos cursos profissionais e também homenagear todos quantos, nestes 40 anos, fizeram parte da sua história por forma a manter e reforçar a dinâmica que nos trouxe até aqui”, conclui.


Conteúdo Recomendado