Covilhã organiza “Colóquios da Neve”

De 23 a 25 de novembro, a Covilhã será o fórum principal da discussão sobre Educação e Cultura a nível nacional.

A cidade da Covilhã acolhe, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, os “Colóquios da Neve”, realizados nas instalações do Parkurbis.

A iniciativa é co-organizada pela Câmara Municipal da Covilhã, pelo Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior (CFAEBI) e pela Universidade da Beira Interior (UBI).

Trata-se de um evento bienal, acreditado pelo Concelho Científico- Pedagógico da Formação Contínua de Professores como Curso de Formação intitulado “Colóquios da Neve- Flexibilização Curricular: a autonomia da escola e do professor – que desafios para a comunidade educativa?”.

Segundo indica a nota informativa do Município da Covilhã, o Colóquio será constituído por quatro sessões temáticas com duração total de 15 horas. Este encontro proporciona um conjunto de conferências culturais a cargo de palestrantes na área da educação, de reconhecido mérito, a nível regional e nacional, acrescenta a mesma fonte.

Esta edição dos Colóquios desenvolve a temática “O Educador no Séc. XXI”, apresentando tópicos como “A escola e os currículos – Flexibilizar é preciso!” e a “Cidadania – um projeto de todos para todos”.

Na próxima sexta-feira, dia 23, a sessão de abertura tem início às 15h30 e conta com a presença de Vítor Pereira, Presidente do Município da Covilhã, António Fidalgo, Reitor da UBI, Benjamim Luciano, Diretor do CFAEBI e João Costa, Secretário de Estado da Educação.

No dia seguinte, a sessão de encerramento tem início às 18h30, com a presença de Benjamim Luciano, Diretor do CFAEBI, João Canavilhas, Vice-reitor da UBI e Regina Gouveia, Vereadora da Educação e Cultura da autarquia.

Na manhã do dia 25 de novembro, decorre ainda a Jornada Cultural e Turística, onde serão abordados temas como o “Património Cultural Imaterial”, os “Museus do Concelho” e as “Artes Performativas”.

Durante os “Colóquios da Neve” ocorrem ainda diversos ateliers e momentos musicais, sendo estes realizados pelos Alunos da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), pelos Alunos da Escola Pública de Artes da Beira Interior (EPABI) e pelos Alunos do Conservatório Regional de Música da Covilhã (CRMC).


Conteúdo Recomendado