Comemorações do 25 de abril em Pinhel

As comemorações oficiais do Dia da Liberdade incluem a realização de uma Sessão Solene evocativa da Revolução dos Cravos, uma assinatura de protocolos com coletividades locais e várias iniciativas culturais.

No dia 25 de abril, as comemorações oficiais do Dia da Liberdade têm início às 10 horas, em frente aos Paços do Concelho de Pinhel, com o Hastear das Bandeiras, seguido de uma Sessão Solene de evocação e homenagem à Revolução que, a 25 de abril de 1974, abriu as portas à conquista da Liberdade e da Democracia.

Pelas 11 horas, o Município de Pinhel oficializa e consolida o seu apoio ao movimento associativo através da assinatura de protocolos de colaboração com coletividades e grupos culturais.

À tarde, a partir das 14 horas, o programa comemorativo prossegue no Auditório da Casa da Cultura com uma Homenagem ao autor pinhelense José Pereira da Graça, seguida da apresentação do livro “Mariana – O Urso-Pardo Sábio dos Saltimbancos”, de Isabel Mateus, escritora portuguesa radicada no Reino Unido desde 2001. Pelas 21 horas, realiza-se mais uma edição da iniciativa Museu à Noite, dedicado à “conquista da Liberdade vista e sentida pelas Mulheres”. 

 

Programa 

09h – Arruada da Banda Filarmónica de Pinhel pelas ruas da cidade 

10h – Paços do Concelho

Hastear das Bandeiras com interpretação do Hino Nacional, pela Banda Filarmónica de Pinhel, e Guarda de Honra, pelos Bombeiros Voluntários Pinhelenses

Sessão Solene comemorativa do 25 de Abril com as seguintes intervenções:

-Líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Pinhel

-Líder do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata na Assembleia Municipal de Pinhel

-Presidente da Assembleia Municipal de Pinhel

-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel 

11h – Paços do Concelho

Assinatura de Protocolos de colaboração com coletividades e grupos culturais 

14h – Auditório da Casa da Cultura

Homenagem ao Autor Pinhelense José Pereira da Graça (iniciativa promovida pelo Movimento Poético, em parceria com o Município de Pinhel) 

15h30 – Auditório da Casa da Cultura

Apresentação do livro “Mariana – O Urso-Pardo Sábio dos Saltimbancos”, de Isabel Mateus 

21h – Museu à Noite – A conquista da Liberdade vista e sentida pelas Mulheres 


Conteúdo Recomendado