Temperaturas sobem esta sexta-feira

Apesar da semana terminar com sol, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um fim de semana de céu nublado.

Apesar de a semana estar a terminar sem chuva, não se deixa iludir. Este sábado o céu apresentar-se-á muito nublado com precipitação fraca no litoral a norte do Cabo Carvoeiro. E estas condições climatéricas irão fazer-se acompanhar de vento que soprará do quadrante oeste.

Detalha a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que em relação aos períodos de céu muito nublado, estes irão intensificar-se nas regiões Norte e Centro a partir do meio da manhã.

Se está a planear sair de casa, o melhor é fazer-se acompanhar pelo guarda-chuva porque estão previstos períodos de chuva fraca ou chuviscos no litoral a norte do Cabo Carvoeiro a partir do meio da manhã deste sábado.

Para domingo as previsões apontam que o cenário seja, de resto, muito semelhante ao de sábado. O céu vai apresentar-se geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região Sul a partir da tarde. Estão ainda previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.

Quanto ao vento, irá soprar fraco a moderado do quadrante sul, sendo do quadrante oeste na região Sul, e tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas a partir do meio da tarde.

Nas saídas noturnas é aconselhável que se faça acompanhar de um agasalho já que o IPMA indica que haverá um acentuado arrefecimento noturno.

Quanto às temperaturas, a máxima mais baixa (16ºC) está prevista para Viana do Castelo (onde se registarão 9ºC de mínima), seguindo-se Vila Real com 17ºC de máxima e 5ºC de mínima.

Para Aveiro, Lisboa e Portalegre a máxima prevista será de 19ºC e as mínimas para estas regiões vão rondar os 10/11ºC. Coimbra e Leiria poderão esperar 20ºC de máxima e 9ºC e 7ºC de mínima, respetivamente. 

As temperaturas mais altas irão fazer-se sentir em Setúbal, Évora e Faro, onde serão estimados 23ºC de máxima e 11ºC de mínima. Na cidade da Guara, espera-se céu nublado por nuvens altas, com as temperaturas a rondar os 3ºC de mínima e os 15ºC de máxima. 




Conteúdo Recomendado