Noites Vivas regressam a Pinhel com teatro, música e visitas encenadas

Festival Património Atalaia Foto De Arquivo

O Município de Pinhel volta a dinamizar as Noites Vivas, iniciativa que leva a cultura aos espaços públicos e ao ar livre durante as noites de verão, através de uma programação diversificada que integra teatro, música e outras atividades culturais.

A edição deste ano arranca no dia 16 de julho, às 21h30, no Auditório do Parque Municipal da Trincheira, com a apresentação da peça “Há 60 anos na minha aldeia”, pelo grupo de teatro da Academia Sénior da Guarda.

Inspirado nas crónicas de Abel Saraiva, natural dos Gagos (Guarda), e adaptado para teatro por Joaquim Igreja, o espetáculo, com encenação de Daniel Rocha, transporta o público para o quotidiano rural da década de 1960. Através de episódios ligados à feira — incluindo a tradicional Feira dos Santos de Pinhel —, ao trabalho, à festa e à taberna, a peça celebra a identidade e a memória coletiva partilhada pelos territórios da região.

A programação prossegue no dia 22 de julho, às 21h30, no Auditório Exterior do Centro Histórico de Pinhel, com um concerto de guitarra clássica por Diogo Andrade, professor da Academia de Música de Pinhel.

No dia 29 de julho, também às 21h30, a Praça Sacadura Cabral, junto ao Pelourinho, recebe uma Noite de Fados protagonizada por Vera Nunes, seguindo-se, a 5 de agosto, à mesma hora, no Parque Urbano de Pinhel, um concerto de música tradicional com o grupo Trovas da Beira.

Visitas Encenadas de regresso

Em paralelo com as Noites Vivas, regressam igualmente as Visitas Encenadas, promovidas pelo Município de Pinhel em parceria com o Teatro do Imaginário, do Grupo de Amigos do Manigoto.

Este ano, os participantes serão acompanhados por “descendentes” de Camilo Castelo Branco, numa visita inspirada nos locais que terão influenciado a obra “O Bem e o Mal”, romance com ligações ao concelho de Pinhel.

As visitas realizam-se nos dias 18 de julho e 8 de agosto, às 18h00, com início junto ao Posto de Turismo. A participação está sujeita a inscrição prévia, através do telefone 961 296 796 ou do endereço de e-mail turismo@cm-pinhel.pt.

Festival Património continua em julho

O mês de julho fica ainda marcado pela continuação do Festival Património – Fado e Guitarra Portuguesa, iniciativa do Município de Pinhel que pretende descentralizar a oferta cultural e valorizar a música tradicional portuguesa, percorrendo as 18 freguesias do concelho.

No dia 24 de julho, às 21h30, o Largo do Calvário, em Lameiras, recebe Inês Brito, com um concerto de Fado de Lisboa. No dia seguinte, 25 de julho, também às 21h30, João Farinha leva o Fado e a Canção de Coimbra à Escadaria da Igreja, em Pala. A programação termina a 26 de julho, às 16h30, na Igreja Matriz de Pínzio, com um concerto de guitarra portuguesa por Bruno Costa.

Com esta programação, o Município de Pinhel reforça a aposta na dinamização cultural do concelho durante o verão, promovendo iniciativas que valorizam o património, a identidade local e o acesso da população à cultura em espaços públicos.


Conteúdo Recomendado