Workshop de Aves Invernantes na Serra da Estrela

A iniciativa promovida pela associação ALDEIA, terá lugar nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2016, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

Segundo a organização, “o curso destina-se essencialmente a pessoas interessadas em conhecer as aves invernantes e as suas particularidades, a alunos de Biologia e de outras ciências naturais que pretendam obter formação nesta temática e a quem pretende conhecer os locais e as aves a observar no Inverno na região da serra da Estrela.”

A região da serra da Estrela representa um dos melhores locais em Portugal para observar algumas espécies de aves invernantes que noutras regiões do país são relativamente raras. Se a altitudes baixas a diversidade de aves durante o Inverno não é muito diferente da que se pode encontrar noutras zonas do país, nas zonas mais elevadas e com maiores adversidades, ocorrem espécies que estão bem adaptadas ao clima frio e à neve, como a ferreirinha-alpina e a escrevedeira-das-neves. Além destas, é possível observar o melro-de-colar, o dom-fafe, o lugre, a petinha-ribeirinha, o tordo-zornal, o tordo-ruivo, entre outras espécies quer residentes na região quer exclusivamente invernantes.

Pretende-se assim, com a quinta edição deste curso continua a dar a conhecer a diversidade de aves que ocorrem no Inverno na região da serra da Estrela, dar a conhecer as particularidades das migrações e das adaptações ao frio e à neve e dar a conhecer alguns dos melhores locais na serra da Estrela para observar as aves invernantes. Além disso, pretende-se suscitar o interesse e a sensibilidade pela observação regular de aves e pela conservação da avifauna e da natureza em Portugal.

Para mais informações ou inscrições, os interessados devem contactar a organização através dos seguintes contactos: 962 255 827 ou aldeia.eventos@gmail.com.



Conteúdo Recomendado