UBI avança com formações na área da Tele-Saúde

O workshop/seminário sobre “Tele-saúde: Interoperabilidade, qualidade e sustentabilidade económica”, no âmbito do polo de tele-saúde da Cova da Beira e da futura “Formação Avançada em Tele-Saúde”, realiza-se amanhã e arrancará na Faculdade de Ciências da Saúde no próximo ano letivo.

O workshop destina-se a investigadores, docentes, gestores e técnicos de saúde, autarcas e representantes da indústria e decorrerá na parte da manhã. Já durante a tarde, o seminário contará com a participação de Laurent Billonnet, um dos mais destacados especialistas mundiais nesta área, responsável pelas relações internacionais ENSIL na Universidade de Limoges, anuncia o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco. Outra das presenças confirmadas é a de Luís Gonçalves, Coordenador do GT em Telemedicina e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Os principais objetivos deste evento são a disseminação do conhecimento e promoção da tele-saúde, nas suas dimensões de interoperabilidade, qualidade e sustentabilidade económica associados a melhorias de cuidados às populações, através de modelos de implementação de serviços, normalização  e investigação científica em novos dispositivos médicos.

O curso pretende consolidar competências no domínio da telemedicina e tele-saúde através de objetivos específicos como, por exemplo, a aquisição de conhecimentos de processos organizacionais de serviços para a adoção de modelos normalizados de Registos Eletrónicos de Dados Clínicos ou saber desenvolver e implementar workflows para serviços de tele-saúde e controlo de níveis de serviço.

A Pós-graduação, que se prevê venha a entrar em funcionamento no próximo ano letivo, é dirigida a todos os profissionais com interesse na implementação de serviços de tele-saúde, nomeadamente Gestores, Médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Técnicos de Diagnóstico e Tratamento, titulares de cursos de Ciências Biomédicas ou de Engenharia Biomédica, responsáveis de Sistemas de Informação e Engenheiros Informáticos.

PROGRAMA

9h00 – Sessão de Abertura

9h15 – Workshop: Novos métodos de diagnóstico não invasivos para tele-saúde

10h15 – Coffee Break

12h30 – Almoço livre

14h00 – Tele-saúde – melhor saúde e desenvolvimento regional

Luís Gonçalves, Coordenador do GT em Telemedicina e Serviços Partilhados (Ministério da Saúde)

15h00 – Normalização em sistemas de informação para a saúde

Comissão técnica CT 199 – IPQ

15h30 – Redes de universidades e oferta formativa em telehealth

Prof. Laurent Billonet – Universidade de Limoges

16h00 – UBI, Projetos de telehealth

17h00 – Encerramento


Conteúdo Recomendado