Centro de Convívio de Prados pronto a receber utentes

Depois de Valbom, este é o segundo Centro de Convívio que surge no concelho de Pinhel, tendo por base a recuperação da antiga escola primária desta localidade.

Os Centros de Convívio são os novos equipamentos preconizados pela política de ação social do Município de Pinhel e propõem-se receber pessoas de idade, durante o dia, contando com o apoio de serviços e instituições já existentes nas localidades vizinhas, nomeadamente Centros de Dia ou Lares de Idosos.
A obra foi levada a efeito pela Junta de Freguesia, com o apoio financeiro do Município de Pinhel, num investimento que rondou os 50 mil euros (entre obras de recuperação e adaptação do edifício, climatização e equipamento).
A inauguração foi motivo de festa para as gentes da aldeia e seguiu-se à missa do passado domingo, celebrada pelo Padre Ricardo, a quem também coube a bênção do edifício.
O descerramento da placa comemorativa da ocasião coube ao Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, num gesto partilhado com o Presidente da Junta de Freguesia de Freixedas, Vítor Monteiro.
Visitadas as instalações do Centro de Convívio, a comitiva seguiu para a sede da Associação dos Amigos de Prados onde o Presidente da Junta de Freguesia de Freixedas teve oportunidade de fazer alguns agradecimentos públicos, nomeadamente ao Município de Pinhel, ao empreiteiro, ao fornecedor dos equipamentos, aos membros da Junta e aos dirigentes da associação local, mas também a toda a população e em particular aos presentes.
Agradecimentos também evidenciados pelo Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, que aproveitou para falar desta nova modalidade de apoio à terceira idade. No seu entender, e no entender do atual Executivo, “não é sustentável continuar a apostar em centros de dia, dado que, neste campo, o concelho de Pinhel já tem as respostas de que precisa e estruturas deste género acarretam despesas que, muitas vezes, as instituições têm dificuldade em suportar”.
Assim, explicou o autarca, “é preferível apostar na criação de Centros de Convívio a partir da recuperação de património que pertence à Câmara, nomeadamente os edifícios das antigas escolas primárias, estruturas que acarretam poucas despesas tendo em conta que irão funcionar com o apoio das instituições e serviços já existentes nas localidades vizinhas.”


Conteúdo Recomendado