Celorico da Beira e Gouveia assinam protocolo para construção de Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais

Os municípios vão investir cerca de 200 mil euros na criação do Centro de Recolha Oficial e Parque de Bem-estar Animal São Francisco de Assis que será comum aos dois concelhos.

Os Municípios de Celorico da Beira e Gouveia vão celebrar, hoje, dia 9 de julho, pelas 12 horas, nos Paços do Concelho de Celorico da Beira, um protocolo que visa criar um Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais, na Rua Fonte da Coucela, União de Freguesias de Celorico (Sta Maria, S.Pedro e Vila Boa do Mondego), numa cerimónia que irá contar com a presença de Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local.

Os municípios vão investir cerca de 200 mil euros na criação do Centro de Recolha Oficial e Parque de Bem-estar Animal São Francisco de Assis que será comum aos dois concelhos e irá permitir colmatar a problemática dos animais abandonados, vadios e errantes da região explica uma nota informativa. Para a execução desta obra, as duas autarquias apresentaram uma candidatura intermunicipal a um programa de financiamento.

O equipamento, que terá cerca de 2.000 metros quadrados de área de construção e uma capacidade de acolhimento para 100 cães, contempla a criação de 25 “boxes” de canil, gatil e uma “box” para animais de outras espécies, receção, sala de esterilização com recobro, consultório, sala de tosquia e banho, anfiteatro para ações de sensibilização de visitantes e hotel canino com recinto exterior vedado, entre outros espaços, destinados a arrumos, armazenamento e convívio.

A assinatura deste protocolo e a construção deste equipamento num espaço desativado de uma antiga estação de tratamento de águas residuais de Celorico da Beira assegurará a possibilidade de prestar um serviço público de qualidade nesta área da saúde pública e meio ambiente.

Para além da recolha e acolhimento dos animais, o Centro de Recolha a construir brevemente procurará, também, encontrar novos donos para os animais abandonados (vertente educacional) e, simultaneamente, garantir os cuidados necessários à manutenção da saúde e conforto animal.

De salientar que este protocolo constitui uma ambição antiga de ambas as autarquias, uma vez que, após a entrada em vigor da lei que proíbe o abate como forma de controlo da população de animais errantes, o número de animais tem vindo a crescer, tendo-se tornado imprescindível a criação de uma estrutura digna e com condições para o acolhimento dos mesmos.

Na impossibilidade de uma resposta municipal individual para esta necessidade, nomeadamente no que diz respeito às instalações físicas, o município de Gouveia e de Celorico da Beira entendem que a estruturação deste serviço num quadro intermunicipal, com a partilha de recursos físicos financeiros e humanos, é a melhor solução para servir o interesse público.


Conteúdo Recomendado