Castelo Branco e Bissau estabelecem protocolo de cooperação

O protocolo de cooperação foi assinado na cidade de Castelo Branco pelo presidente do município português, Leopoldo Rodrigues, e de Bissau, Luís Simão Enchama.

Câmara de Castelo Branco e Bissau (Guiné-Bissau) estabeleceram uma parceria que prevê o reforço dos laços humanos e a cooperação em áreas como o ensino, proteção civil ou capacitação de recursos humanos.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco referiu que “o acordo visa contribuir no reforço de laços humanos e melhorar a cooperação nas áreas do ambiente e espaços verdes, ordenamento do território, urbanismo e habitação e saneamento básico”.

O protocolo de cooperação foi assinado na cidade de Castelo Branco pelo presidente do município português, Leopoldo Rodrigues, e de Bissau, Luís Simão Enchama.

A parceria estabelecida entre as duas autarquias visa ainda a cooperação na área da proteção civil, formação e capacitação de recursos humanos da Câmara de Bissau.

Além disso, prevê também o apoio na integração dos alunos enviados pelo município guineense para estudar no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e o apoio no âmbito da assessoria e consultoria técnico-jurídica.

Leopoldo Rodrigues diferenciou Castelo Branco, enquanto capital de distrito e sede de concelho, pela sua localização privilegiada e realçou o apoio aos investidores que queiram trabalhar com estruturas existentes na cidade, como o Inovcluster, o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, o Centro de Empresas Inovadoras e a Fábrica da Criatividade.

O autarca realçou ainda o “importante papel” dos equipamentos culturais como dinamizadores turísticos, assim como a importância do IPCB no desenvolvimento da região.

Citado no documento, Luís Simão Enchama lembrou que é a primeira vez que visita Castelo Branco enquanto presidente de Câmara de Bissau e agradeceu o acolhimento.

Frisou ainda o papel que Castelo Branco tem tido ao longo dos anos ao acolher no IPCB os estudantes guineenses e reconheceu “este sinal de aproximação, onde, através do receber, Castelo Branco não está longe de Bissau. Castelo Branco sabe acolher”.


Conteúdo Recomendado