Carrapichana (Celorico da Beira) recebe a 14ª edição do Festival do Borrego

A edição de 2022 do certame encerra no dia 16 de outubro, pelas 17h00, com jantar/petiscos nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto do festival e um baile tradicional com o grupo Touriga.

O XIV Festival do Borrego regressa à freguesia da Carrapichana, em Celorico da Beira, nos próximos dias 15 e 16 de outubro, numa “versão renovada” após dois anos de interregno.


A Câmara Municipal de Celorico da Beira refere que este certame tem como objetivo “evidenciar as potencialidades da utilização do borrego Serra da Estrela DOP na gastronomia tradicional local, para além de promover, valorizar e divulgar a cultura, as tradições e as qualidades singulares dos produtos locais”.


Para além da realização do Festival do Borrego, o Município terá ainda a decorrer a Semana Gastronómica do Borrego da Raça Bordaleira de 17 a 23 de outubro, nos restaurantes celoricenses aderentes.


O XIV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é organizado pelo Município de Celorico da Beira, com o apoio de diversas entidades, entre as quais, a Estrelacoop e a Junta de Freguesia da Carrapichana.


“O borrego é o produto rei, confecionado de diferentes maneiras pelos restaurantes e tasquinhas presentes no Festival e durante a Semana Gastronómica. Mas, o XIV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é acima de tudo uma festa, em que a gastronomia tradicional local está aliada à cultura e à tradição”, adiantou a autarquia.


Neste sentido, a organização garante uma animação constante ao longo dos dois dias, com diversas atividades: animação de rua, cantares tradicionais, música popular, concertinas, concerto, Dj, oficinas, livecooking com degustação, provas de vinho, Passeio BTT “Rota do Pastor”, “Caminhada Rota do Pastor”, tasquinhas, feira de artesanato e produtos da terra, leilão de borregos Serra da Estrela e o Iº Encontro de Pastores da Serra da Estrela, entre outras.


A edição de 2022 do certame encerra no dia 16 de outubro, pelas 17h00, com jantar/petiscos nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto do festival e um baile tradicional com o grupo Touriga.


Conteúdo Recomendado