Cantina Social de Belmonte apoia 13 famílias

As cantinas sociais foram criadas como o intuito de garantir às pessoas e famílias que mais necessitam, o acesso a refeições diárias gratuitas, servidas para consumo no domicílio.

Os beneficiários serão principalmente idosos com baixos rendimentos, famílias expostas ao fenómeno do desemprego, famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho.

No distrito de Castelo Branco estão instaladas 22 cantinas sociais, uma das quais no concelho de Belmonte da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia que disponibiliza até 65 refeições diárias. A Santa Casa da Misericórdia de Belmonte começou a disponibilizar o serviço em março de 2013, numa parceria com o Instituto da Segurança Social ao abrigo do protocolo de colaboração no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais para o programa de Emergência Alimentar.

Ao longo dos últimos dois anos, a instituição tem vindo a apoiar 13 famílias, serve diariamente as 65 refeições, “há muitas pessoas carenciadas no concelho” refere a provedora Anabela Pinto e por isso poderá vir a aumentar o número de refeições servidas diariamente na cantina social da instituição face á procura e “denominada pobreza encoberta”, mediante a revisão do protocolo de colaboração estabelecido com o Centro Regional da Segurança Social, “porque infelizmente cada vez mais são as famílias carenciadas” refere a provedora da instituição.

A Segurança Social contratualiza com cada instituição o número de refeições diárias a comparticipar, que pode ir de 65 até 100 refeições diárias, em função dos indicadores de risco de carência alimentar, sendo que sempre que se afigura necessário, é reforçada a rede de cantinas sociais, com a celebração de novos protocolos.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto da Segurança Social, no primeiro semestre deste ano, foram servidas cerca de oito milhões e 600 mil refeições nas 843 cantinas sociais do País, quase tantas como em todo o ano passado, sendo o valor pago pelo Estado é de dois euros e meio por refeição.

O Programa de Emergência Alimentar constituiu em 2011 uma Rede Solidária de Cantinas Sociais em todo o país, assegurando que são providenciadas duas refeições diárias, de forma continuada durante todo o ano, a todas as famílias carenciadas que se dirijam às instituições de solidariedade social.


Conteúdo Recomendado