Pós-graduação em Cuidados de Saúde Primários é a designação da formação coordenada por Luiz Miguel Santiago cujas inscrições abrem segunda-feira, dia 19, e se prolongam até dia 28. São disponibilizadas 20 vagas num curso que a Universidade da Beira Interior (UBI) dirige a médicos de medicina geral e familiar, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, sociólogos e outros profissionais de saúde.
O resultado das candidaturas é conhecido a 2 de fevereiro, primeiro dia para realizar a matrícula, que pode ser feita até dia 6.
A pós-graduação tem um volume de trabalho de 135 horas, 40 das quais de contacto. Funcionará aos sábados, entre as 9 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas.
O curso terá cinco módulos dedicados a “Investigação em Cuidados de Saúde Primários”, “Economia da Saúde”, “Sociologia da Saúde”, “Psicologia das Organizações” e “Multimorbilidade e Envelhecimento Populacional”.
“Os Cuidados de Saúde Primários (CSP), em Portugal, atravessam um momento de grande crescimento científico e afirmação como pilar essencial dos cuidados de saúde”, de acordo com os promotores da formação, que acrescentam: “Tal envolvência implica que conhecimentos afins sejam partilhados e discutidos, pretendendo a Faculdade das Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, com esta pós-graduação, contribuir para o incremento do conhecimento na perspetiva da formação profissional contínua/educação profissional contínua, melhorando a qualidade profissional individual”.
A finalidade principal deste curso é proporcionar desenvolvimento e treino de competências em “Investigação em Cuidados de saúde Primários (CSP)” segundo as grandes linhas de investigação presentemente a serem desenvolvidas por redes organizadas dentro da WONA, associação internacional de médicos de família.
No final, aos participantes que obtiverem aprovação serão concedida concederá cinco unidades de crédito (ECTS).