Candidaturas abertas para Pós-graduação na UBI em Cuidados de Saúde Primários

O curso abre o período de candidaturas segunda-feira e destina-se a profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos ou sociólogos, entre outros.

Pós-graduação em Cuidados de Saúde Primários é a designação da formação coordenada por Luiz Miguel Santiago cujas inscrições abrem segunda-feira, dia 19, e se prolongam até dia 28. São disponibilizadas 20 vagas num curso que a Universidade da Beira Interior (UBI) dirige a médicos de medicina geral e familiar, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, sociólogos e outros profissionais de saúde.

O resultado das candidaturas é conhecido a 2 de fevereiro, primeiro dia para realizar a matrícula, que pode ser feita até dia 6.

A pós-graduação tem um volume de trabalho de 135 horas, 40 das quais de contacto. Funcionará aos sábados, entre as 9 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas.

O curso terá cinco módulos dedicados a “Investigação em Cuidados de Saúde Primários”, “Economia da Saúde”, “Sociologia da Saúde”, “Psicologia das Organizações” e “Multimorbilidade e Envelhecimento Populacional”.

“Os Cuidados de Saúde Primários (CSP), em Portugal, atravessam um momento de grande crescimento científico e afirmação como pilar essencial dos cuidados de saúde”, de acordo com os promotores da formação, que acrescentam: “Tal envolvência implica que conhecimentos afins sejam partilhados e discutidos, pretendendo a Faculdade das Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, com esta pós-graduação, contribuir para o incremento do conhecimento na perspetiva da formação profissional contínua/educação profissional contínua, melhorando a qualidade profissional individual”.

A finalidade principal deste curso é proporcionar desenvolvimento e treino de competências em “Investigação em Cuidados de saúde Primários (CSP)” segundo as grandes linhas de investigação presentemente a serem desenvolvidas por redes organizadas dentro da WONA, associação internacional de médicos de família.

No final, aos participantes que obtiverem aprovação serão concedida concederá cinco unidades de crédito (ECTS).


Conteúdo Recomendado