Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo incentiva à plantação de amendoeiras no concelho

Reconhecendo a importância da amendoeira para fortalecer o seu maior cartaz turístico, e também para o fomento da criação de produtos à base da amêndoa, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo tem em vigor apoios para os agricultores que invistam e plantem amendoeiras.

Segundo a autarquia, “a comparticipação para o plantio destas árvores é de dois euros e meio por cada pé plantado, podendo cada agricultor receber até 1000 euros, o equivalente à plantação de 400 novas amendoeiras, desde que não tenha usufruído deste apoio anteriormente”.

O objetivo deste apoio é renovar as paisagens e aumentar o número de amendoeiras, que entre fevereiro e março pintam este território com tons branco e rosa, anunciando a primavera.

“As amendoeiras são uma espécie rústica, que consegue resistir a calor e à seca no verão, mas também ao frio do inverno e aos solos pobres, encaixando na íntegra nos terrenos plantáveis, sendo relevante o aumento da sua plantação, pois irá ajudar a aperfeiçoar o quadro de amendoeiras floridas, melhorando as paisagens e contribuindo para que mais visitantes passem pelo concelho”.

“Figueira de Castelo Rodrigo assume-se como a “Rainha da Amendoeira em Flor”, festejando a natureza em festa no prenuncio da primavera, trazendo ao concelho milhares de turistas, que procuram o turismo de natureza e os produtos endógenos”, acrescenta a autarquia local.


Conteúdo Recomendado