IPG e CRI-Guarda implementam programa nacional de promoção da saúde mental

O Politécnico da Guarda implementou o programa de âmbito nacional “Riscos & Desafios” com o objetivo de promover competências pessoais e sociais em estudantes do 1º ano do Ensino Superior.

A iniciativa pretende incentivar a promoção da saúde e prevenir comportamentos de risco, com recurso a dinâmicas de grupo e desenvolvimento de relações interpessoais positivas.

O Gabinete de Apoio Psicológico do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Centro de Respostas Integradas (CRI) da Guarda implementaram o programa “Riscos & Desafios”, integrado no projeto de Saúde Mental no Ensino Superior “Desejar–Comunicar –Agir”. O IPG é a primeira instituição da região Centro a acolher este projeto destinado a estudantes do primeiro ano e cujo foco é promover a adaptação ao Ensino Superior.

“O desenvolvimento de soft skills nos estudantes é cada vez mais um fator distintivo na entrada para o mercado de trabalho e a literatura científica aponta-o como um forte aliado na prevenção de dificuldades e perturbações de saúde mental”, afirma Odília Cavaco, psicóloga coordenadora do projeto e docente do IPG. “Desenvolver competências de vida é tão importante como desenvolver competências científicas; por isso, é com grande satisfação que vejo o Politécnico da Guarda recetivo ao estabelecimento deste tipo de parcerias, cujo objetivo final é o bem-estar dos estudantes”.

Da autoria de Carla Rocha, psicóloga da Divisão de Intervenção dos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD – ARS Norte), o programa é constituído por oito sessões semanais de duas horas cada e a sua implementação esteve a cargo de Rui Correia (diretor do CRI da Guarda), Manuela Carvalhosa (técnica do CRI da Guarda), e Maria João Nunes (docente do IPG). Em cada sessão, são utilizadas metodologias dinâmicas – como jogos e atividades lúdicas – com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e relações interpessoais positivas entre os estudantes.

Este programa abrange várias temáticas como o desenvolvimento de competências interpessoais, gestão emocional, autonomia e interdependência, e identidade e autoestima. “Os objetivos principais deste programa são a promoção da saúde e do bem-estar, e o sucesso académico dos estudantes do IPG, prevenindo, ao mesmo tempo, que estes adotem comportamentos de risco. Desta forma, estamos certamente a contribuir para que as novas gerações de cidadãos tenham as condições para a construção de um futuro sustentável para todos”, afirma Odília Cavaco.

“Riscos & Desafios” é uma iniciativa inserida no projeto “Desejar – Comunicar – Agir”, um dos três projetos vencedores do programa “FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior” da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), e ao qual foi atribuído um financiamento de cerca de 33 mil euros.

A primeira edição do programa “Riscos & Desafios” contou com vinte participantes e decorreu entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, estando prevista uma nova edição ainda este ano letivo.


Conteúdo Recomendado