Câmara de Almeida com orçamento de 16,5 milhões de euros

“É um orçamento de continuidade, mas também é um orçamento de rigor para cumprirmos aquilo que está [planeado]”, disse António José Machado (PSD).

A Câmara de Almeida, no distrito da Guarda, tem para este ano um orçamento de 16,5 milhões de euros, que regista uma subida em relação ao de 2021 e é considerado de “rigor” pelo seu presidente.

“É um orçamento de continuidade, mas também é um orçamento de rigor para cumprirmos aquilo que está [planeado]”, disse hoje à agência Lusa António José Machado (PSD).

O autarca explicou que o aumento no valor do orçamento face ao ano anterior, que foi de 16,1 milhões de euros, é para o município conseguir colocar “já alguma perspetiva do que pode vir a funcionar em termos de fundos comunitários, durante o ano de 2022, e projetar também para 2023”.

“Nós vertemos para o orçamento de 2022 e para o plano plurianual 2021-2025 todas as nossas intervenções dos programas aos quais nos candidatámos. Claro que algumas rubricas ainda não têm a dotação necessária, mas tentámos ter devidamente dotadas aquelas que são prioritárias”, explicou.

A autarquia de Almeida está a “consolidar projetos que já estavam em curso e a lançar novos” que o executivo pretende implementar.

António José Machado destacou a conclusão do projeto de Revitalização da Zona Comercial de Vilar Formoso, que tem um investimento global de 1,2 milhões de euros.

A autarquia também destina uma verba de 550 mil euros para fechar a intervenção que dará “uma cara nova à parte central” da vila fronteiriça de Vilar Formoso.

A intervenção também está associada aos investimentos que o município pretende desenvolver com o Governo para melhorar as condições do parque TIR e para criar uma nova ligação rodoviária a partir da autoestrada A25/A62 (Espanha).

Para a sede de concelho, a vila de Almeida, o orçamento destina cerca de um milhão de euros para intervenções nas Portas de Santo António (criação de um Centro Educativo da Fortaleza e melhorar os espaços existentes para exposições e atividades realizadas no interior da fortaleza abaluartada) e nas Portas de São Francisco (para instalar o Centro Interpretativo das Fortalezas Abaluartadas da Raia).

O orçamento municipal também destina 140 mil euros para a recriação histórica do Cerco de Almeida, 92 mil euros para Apoio de Emergência Social e 80 mil euros para o Plano de Combate ao Insucesso Escolar.

A criação de Incubadoras de Empresas e a aposta na eficiência energética das Termas da Fonte Santa (155 mil euros) e nas piscinas de Vilar Formoso (189 mil euros) e de Almeida (189 mil euros), são outras das várias propostas que constam no documento.

Este ano, o município de Almeida também quer dinamizar o Plano de Valorização dos Recursos Hídricos do Rio Côa e apostar no turismo de natureza, colocar em funcionamento equipamentos para dinamizar a cultura nas freguesias, criar uma Universidade Sénior e manter “um apoio grande às freguesias com os contratos de delegação de competências”.

O orçamento da autarquia de Almeida foi aprovado por maioria pelo executivo presidido pelo social-democrata António José Machado e pela Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado