Câmara da Guarda investe 1,5 ME em obras de requalificação no centro histórico

As duas intervenções vão estar em discussão pública durante trinta dias para o município receber sugestões e tirar dúvidas aos habitantes.

A Câmara da Guarda vai investir 1,5 milhões de euros nas obras de requalificação do largo da igreja da Misericórdia, da Torre dos Ferreiros e zona envolvente, no centro histórico da cidade, foi ontem anunciado.

O anúncio foi ontem feito pelo presidente da autarquia, Álvaro Amaro, numa sessão realizada no café concerto do Teatro Municipal local, no âmbito da abertura do 3.º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea da Guarda, que decorre até ao dia 18, com a participação de 140 artistas de 21 países.

Segundo o autarca, ao projeto de instalação de um elevador panorâmico na Torre dos Ferreiros, que já foi adjudicado por 600 mil euros, juntam-se os dois projetos de requalificação dos largos da Torre dos Ferreiros e da igreja da Misericórdia, com uma área de intervenção total de 4.650 metros quadrados.

As intervenções são realizadas no âmbito da requalificação do eixo central da cidade e têm financiamento assegurado através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

O autarca explicou que as obras visam levar “mais pessoas ao eixo central e ao centro histórico da Guarda”.
“Queremos mais gente no centro histórico, queremos mais gente no centro da cidade e, para isso, temos de criar condições”, justificou.

Álvaro Amaro disse ainda que a intervenção a realizar obedece a uma requalificação que considera “muito importante” e “muito atrativa” para a cidade mais alta do país, admitindo que as obras nos largos da Torre dos Ferreiros e da Misericórdia possam começar em abril ou maio do próximo ano.

As duas intervenções vão estar em discussão pública durante trinta dias para o município receber sugestões e tirar dúvidas aos habitantes.

Os dois projetos, que foram apresentados pelo arquiteto António Barbosa, incluem intervenções nos espaços pedonais e rodoviários e a criação de um conjunto de patamares entre o largo da igreja da Misericórdia e a zona da Torre dos Ferreiros, onde atualmente existe um muro e um espaço ajardinado.

“Estou convencido que, no futuro, as pessoas vão circular de uma forma mais livre na praça, porque deixa de haver barreiras como existem atualmente”, disse António Barbosa na sessão de apresentação da requalificação daquela zona central da cidade da Guarda.


Conteúdo Recomendado