Câmara da Guarda aposta na construção/requalificação de 450 fogos para colmatar necessidades atuais de habitação

No total, a Guarda deverá contar com perto de 50 milhões de euros e mais de 450 fogos conclui a edilidade.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) esteve hoje, 22 de novembro, na Guarda, para uma sessão pública de Atualização da Estratégia Local de Habitação, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.


“Neste âmbito estamos a trabalhar na implementação do protocolo entre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), o município da Guarda e o IHRU” refere uma nota da autarquia, que acrescenta que no caso da Guarda “estão em causa 300 fogos para habitação acessível que correspondem a um investimento, nos próximos anos de mais de 40 milhões de euros”.


No que diz respeito ao Programa 1º Direito – Habitações Sociais estão criadas as condições para investir 14 milhões de euros, “o maior investimento feito no município nesta área nos últimos 50 anos e que terá como parceiros o município, 23 freguesias do concelho, as IPSS da região e a Diocese da Guarda com mais de 150 fogos”. O âmbito do ‘Programa 1º Direito’ abrange a resolução de problemas do Bairro da Fraternidade e outros ao abrigo do mesmo Programa, acrescenta a mesma fonte.


Para o centro histórico da cidade mais alta, “abrangendo edifícios já adquiridos pela Câmara e outros que a autarquia pretende ainda vir a adquirir, estes ainda em fase de elaboração de candidatura, será mais uma etapa na construção do Plano de Revitalização do Centro Histórico”.


No total, a Guarda deverá contar com perto de 50 milhões de euros e mais de 450 fogos conclui a edilidade. “A ideia é colmatar as necessidades de habitação social e de rendas acessíveis, tornando a cidade e o concelho mais acessíveis a quem escolhe esta região para viver, estudar ou trabalhar” constata o presidente do município, Sérgio Costa.


Conteúdo Recomendado