Sete mil visitantes passaram pela II Feira do Ensino, Empreendedorismo, Emprego e Juventude de Celorico da Beira

O Município de Celorico da Beira organizou, no passado fim de semana, a “II Feira do Ensino, Empreendedorismo, Emprego e Juventude”.

A iniciativa teve lugar no passado fim de semana com o objetivo de responder às dúvidas e inquietações dos jovens, assim como promover uma melhor integração social dos mesmos, bem como dos adultos que, oriundos de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos, se encontrem desocupados ou com ocupações precárias. Segundo a organização, “o concelho e a região ficaram rendidos a esta iniciativa, pois conseguiu ser uma importante demonstração de que mesmo em tempos de crise é possível organizar eventos que vão ao encontro das reais necessidades das pessoas”.
“Esta Iniciativa foi sem sombra de dúvida um êxito, pois permitiu apontar caminhos aos jovens em fase de discernimento vocacional, e aos adultos desempregados”. acrescenta a organização.
Durante os três dias, o certame teve cerca de 7 mil visitantes, sendo que no primeiro dia a feira teve uma adesão de cerca de 3 mil pessoas, oriundas na sua maioria dos Agrupamentos de Escolas da Região, os quais procuraram obter respostas quanto às ofertas formativas.
Durante os três dias, decorreram vários workshop`s, seminários e conferências (Empreendedorismo; Profissões com futuro; Fórum Associativo Juvenil / Erasmus + FADG; Hip-Hop; Diz Não às Drogas; Violência no Namoro; Maquilhagem).
No domingo, passou por Celorico da Beira o Roadshow do Ensino Profissional, organizado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Município de Celorico da Beira, com o objetivo de promover o ensino profissional junto dos jovens.
Sob o lema “Projeta o teu futuro”, esta iniciativa pretende auxiliar os jovens a compreender a forma como o ensino profissional (entendido como qualquer modalidade de nível secundário conferente do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações) constitui uma janela de oportunidade para um futuro promissor
Esta iniciativa contou com diversas entidades, entre empresas, centros de formação, associações sem fins lucrativos e organismos públicos, que se dirigiram aos jovens e adultos sobre as suas áreas profissionais.
Em simultâneo, também foi realizada a Semana da Juventude, onde todos os jovens tiveram a oportunidade de partilhar experiências num fim-de-semana onde a animação foi constante, tendo sido realizados concertos, festas temáticas, desportos radicais, seminários, visitas ao concelho, entre outras atividades.


Conteúdo Recomendado