Semana Europeia de Cicloturismo arranca este sábado em Belmonte

A Semana Europeia de Cicloturismo de 2019 realiza-se em Belmonte e convida 1255 participantes a visitar todo o território das Aldeias Históricas, entre os dias 29 de junho e 6 de julho.

A XV Semana Europeia de Cicloturismo, um dos mais importantes certames da modalidade, irá oferecer um vasto programa de atividades velocipédicas, culturais e gastronómicas, sendo um encontro de culturas diferentes, que têm como principal ponto de contacto a paixão pela bicicleta e pelo cicloturismo, refere uma nota informativa.

Durante o certame, serão disponibilizados aos participantes três sugestões diárias de percursos, um curto, um médio e um longo, adaptados aos diferentes perfis físicos dos cicloturistas. Durante os três dias, haverá, no total, 18 percursos circulares sugeridos, com partida e chegada em Belmonte.

Os cicloturistas poderão também experimentar os dez percursos lineares, entre Belmonte e as Aldeias Históricas, completar os dois desafiantes trajetos de longa distância ou cumprir o grande itinerário, com cerca de 600 quilómetros, que percorre as 12 Aldeias Históricas.

A programação cultural conta com diferentes focos de animação, incluindo excursões com visitas guiadas aos locais de maior importância patrimonial das Aldeias Históricas. A organização do evento refere ainda que haverá alojamento garantido em 8 parques de caravanas, 2 zonas de campismo e 350 camas na hotelaria e alojamento local da região.

As 12 Aldeias Históricas de Portugal (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso) são o primeiro destino em rede à escala mundial, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

 


Conteúdo Recomendado