Seia recebe Colóquios da Lusofonia

Pela segunda vez consecutiva, os Colóquios da Lusofonia – AICL, Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, vão realizar-se em Seia, concretamente na Casa Municipal da Cultura, de 25 a 30 de setembro, sob o lema a “Lusofonia fala mais alto na Serra da Estrela”.

Com 63 inscritos, este Colóquio conta com a participação de 11 regiões e países (Alemanha, Açores, Austrália, Brasil, Bélgica, Canadá, Galiza, Olivença, Portugal, Rússia, Timor-Leste), incluindo 8 representantes das três academias de língua portuguesa.

Do programa salienta-se a participação especial de Timor-Leste para danças e música de Timor, com os grupos Timor Furak e Fundasaun Kultural Le Ziaval, com a cantora Piki Pereira, dias 25, 26 e 27. Assistirá às sessões o Adido Cultural de Timor-Leste Dr José Amaral.

De entre os oradores chama-se a atenção para o Professor José Carlos Teixeira do Canadá, [Prémio de Investigação da Universidade da Colúmbia-Britânica-Okanagan, Prémio Talento 2007 (RTP/SECP) e Prémio Empreendedorismo na Diáspora Portuguesa] uma das maiores personagens atuais no campo da Geografia Humana e para o Professor José António Salcedo, Prémio Seeds of Science «Engenharia e Tecnologia», especialista em inovação no campo do laser. Antigo professor catedrático de Engenharia, o exprofessor associado de Física, é cofundador do INESC Porto, gestor do Programa PRAXIS XXI, cofundador do ENT-EFACEC, Phd, Msc e Post-Doc na Universidade de Stanford, membro da Academia Europaea e, em outubro, recebeu o prémio «Engineering Achievement 2009», da IEEE Photonics Society.

Do programa destacam-se, ainda, a atribuição do 2º Prémio AICL Açorianidade, este ano na modalidade de Poesia, em honra da escritora Brites Araújo, da ilha Graciosa, lançamento do livro do 1º Prémio 2013 “Guarda-chuva transparente”, da autoria de Maria Saraiva de Menezes, em edição da AICL e da Calendário de Letras.

Durante o evento haverá, para além das sessões científicas, lugar para sessões de poesia da Galiza, de Timor e dos Açores, uma representação teatral do 8º ano da EB 2, 3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho de Seia, o lançamento da Coletânea de Textos Dramáticos Açorianos (ÁLAMO OLIVEIRA, DANIEL DE SÁ, JOSÉ MARTINS GARCIA, NORBERTO ÁVILA E ONÉSIMO TEOTÓNIO ALMEIDA) e a Antologia 9 ilhas, 9 escritoras (BRITES ARAÚJO, JOANA FÉLIX, JUDITE JORGE, LUÍSA RIBEIRO, LUÍSA SOARES, MADALENA FÉRIN, MADALENA SAN-BENTO, NATÁLIA CORREIA, RENATA CORREIA BOTELHO).

As sessões são abertas ao público.

Informações adicionais e programa disponível para consulta em http://www.lusofonias.net/images/pdf/programa%202014%20seia.pdf 


Conteúdo Recomendado