Refood Covilhã assinalou 1º Aniversário

http://jornalismoaudiovisual.files.wordpress.com/2013/01/142-e1359661209779.jpg

Dezassete mil refeições distribuídas, 124 pessoas ajudadas, 60 mil horas de voluntariado. A Refood Covilhã comemorou o seu primeiro ano de atividade, em evento realizado no dia 18 de junho, no Pavilhão da ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.

De um lado estava a comida em bom estado que iria para o lixo, do outro famílias sem condições para se alimentarem. Assim nasceu a Refood, uma instituição social que tenta combater o desperdício e a fome. Na Covilhã, o projeto de solidariedade completou um ano e reuniu colaboradores e amigos em festa comemorativa, no passado 18 de junho.

Antes do início da festa, foi realizada uma sessão solene que contou com a intervenção de Hunter Halder, fundador da Refood Portugal, de Marta Alçada, membro da equipa de gestores da Refood covilhanense e de Carlos Martins, vereador da Câmara Municipal da Covilhã. Na sessão foram abordados os desafios da Refood e o balanço do primeiro ano de atividade.

Hunter Halder veio até à Covilhã acompanhado de “presentes” para a Refood. O dinamizador do projeto entregou centenas de embalagens próprias para a distribuição de comida que foram doados por fábricas especializadas. Para Hunter, a Refood é um exemplo de “economia de boa vontade” onde os intervenientes ajudam sem receber nada em troca.

O projeto de solidariedade social procura combater o desperdício alimentar através do aproveitamento de excedentes alimentares por famílias carenciadas. Com o apoio de empresas e de voluntários, a Refood Covilhã nasceu a 6 de junho de 2015, após um período de estruturação, explicou Marta Alçada.

Poder comemorar o primeiro aniversário foi “gratificante” para a voluntária, membro da equipa de gestores, que no início do projeto ouviu comentários de que seria “muito difícil” ter “voluntários fixos”. “O maior orgulho de todos nós é ter estes voluntários com espírito de serviço e de missão é que gostam de trabalhar sem esperar nada em troca”, salientou Marta Alçada.

Hoje com 150 voluntários, a Refood Covilhã distribui, em média, 300 refeições por semana. “Eu acho que a Refood já devia existir há muito mais tempo, é pena só fazer um ano”, referiu Magda Mineiro, uma das voluntárias presentes. Segundo a colaboradora do projeto, a “amizade” e a ajuda dada a “pessoas que não têm possibilidades” são os motivos que a fazem ser voluntária há 8 meses.

No evento comemorativo foram anunciadas novas parcerias para a instituição social, que contemplam os beneficiários do projeto e os seus voluntários. A nível local, a Refood Covilhã irá receber excedentes alimentares de uma rede de supermercados e talões de descontos que irão ajudar os voluntários que fazem uso da própria viatura no abastecimento de combustível. Além das parcerias locais, foi revelada a oferta de um plano de seguro que abrange todos os voluntários nacionais.


Conteúdo Recomendado