Raid do Bucho e Outros Sabores bateu recorde no número de participantes

A sétima edição do Raid do Bucho e Outros Sabores alcançou o maior sucesso de sempre. O recorde de 49 viaturas e 140 pessoas participantes demonstra o êxito de um passeio pelo distrito da Guarda que dá cartas pela diversidade e beleza de uma região e pela gastronomia mais tradicional.

Sesimbra, Braga, Caldas da Rainha, Ovar, Lisboa, Guimarães, Figueira da Foz, Porto, Guarda e muitas outras cidades e vilas de norte a sul do país estiveram representadas neste passeio, com encontro marcado na cidade mais alta, no passado fim de semana. Segundo a organização, “até o S. Pedro ajudou com muito sol, possibilitando uma aventura ao mais alto nível com vista para as serranias beirãs. Os trilhos de Pinhel foram, este ano, uma das novidades do percurso, mas surpreenderam igualmente a subida da Via Sacra, em Figueira de Castelo Rodrigo, agora com o horizonte à vista após limpeza florestal, a serra da Marofa e os corta-fogos, em subidas e descidas, que deliciaram todos os participantes, mesmo os menos habituados ao todo terreno. Uma pequena pista natural e a travessia de algumas linhas de água foram a cereja no topo do bolo. A satisfação no final foi evidente: adrenalina, sorrisos e boa disposição marcaram este passeio”

Em termos de visitas, destaque para o Museu de Tecelagem de Meios, que encantou pelos grandes teares e artigos artesanais, a moderna e recente Casa da Cultura de Pinhel, com os museus José Manuel Soares e Museu Municipal, onde o município acolheu os participantes com um agradável lanche, e a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, sempre surpreendente nos teus tons ocre, história e paisagem circundante. Nota ainda para a oferta de vinhos na Cooperativa Beira Serra, em Vila Franca das Naves, e Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, aqui com direito a subida ao pódio para receber o precioso néctar.

Domingo foi também um dia marcante, repleto de percursos todo terreno que terminaram, como habitualmente, na aldeia de Freineda. Ali, os participantes juntaram-se à comunidade e visitantes para assistir à recriação histórica das guerras peninsulares, onde não faltaram fardas, espingardas, canhões e cheiro a pólvora. Logo depois, a festa e o almoço do bucho, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Freineda, asseguram uma refeição bem tradicional a mais de 500 pessoas, num evento que ganha cada vez mais fama e adeptos.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “a satisfação não podia ser maior neste primeiro passeio TT de 2016. Vemos, com esta adesão, que o rigor com que preparamos os nossos eventos, a forma como recebemos os participantes e as visitas que programamos atraem cada vez mais interessados.”
Para o presidente da Junta de Freguesia de Freineda, Miguel Simões, “esta é uma parceria que tem levado o nome de Freineda e da sua festa gastronómica cada vez mais longe e com mais força. Foram até agora sete anos de sucesso que partilhamos com o Escape Livre.”

O Raid do Bucho e Outros Sabores teve como viatura oficial um Dacia Duster 4X4.


Conteúdo Recomendado