PT "vende" centro de dados da Covilhã

Segundo o semanário Expresso, a PT Portugal está a negociar com multinacionais contrato de outsourcing de longa duração para contornar a impossibilidade de venda, já que o investimento, de 90 milhões de euros, teve apoios comunitários. 

O jornal cita o porta-voz da PT que garante que “o centro não está à venda” mas admite que a empresa “está recetiva a estabelecer parcerias que permitam optimizar ativos”.

Inaugurado em setembro de 2013, quando Zeinal Bava estava à frente da PT, o centro era então considerado estratégico para o futuro da operadora. O maior revés, segundo o jornal, foi ter-se gorado a hipótese de transferir para ali parte dos centros de dados e a nuvem do Estado. Outro contratempo resulta do processo de venda da PT Portugal que fez cair por terra a intenção de colocar o centro de dados da Covilhã ao serviço de clientes empresariais da Oi.

O Expresso garante que a cedência da exploração do Data Center está para breve e na corrida estão multinacionais como a IBM, Accenture, Ericsson e Cisco cuja experiência de gestão e exploração deste tipo de infraestrutura, e com uma base de clientes nacionais e internacionais, poderá tornar mais rápida a rentabilização e ocupação dos 12 mil metros quadrados de espaço útil.


Conteúdo Recomendado