Projeto “eGuard” monitoriza idosos sozinhos ou isolados através de teleassistência no distrito de Viseu

Na passada terça-feira, dia 15 de março, decorreu no Comando Territorial da GNR de Viseu a entrega formal dos equipamentos aos municípios aderentes para subsequente atribuição às pessoas vulneráveis sinalizadas.

No âmbito dos protocolos celebrados entre a GNR – Comando Territorial de Viseu e catorze municípios do distrito, nomeadamente Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Viseu o projeto piloto de teleassistência a idosos sozinhos e isolados irá monitorizar cerca de noventa pessoas no distrito.

O projeto envolve ainda, além da GNR e das Câmaras Municipais, a ADSI – Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Guarda, que “promove o desenvolvimento da região utilizando as tecnologias da informação e do conhecimento”, referiu José Almeida Gomes, que esteve presente em representação do Presidente da Direção da ADSI, Joaquim Manuel Fernandes Brigas.

Pela ocasião realizou-se uma ação de demonstração, que foi conduzida por técnicos da Agência de Desenvolvimento para a Sociedade da Informação e do Conhecimento (ADSI) e da Vodafone Portugal.

Os idosos irão receber um aparelho com botão de pânico associado a um cartão de telemóvel e a sala de situação da GNR recebe alertas e aciona meios de socorro.


Conteúdo Recomendado